DSpace/Manakin Repository

Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9078039563942605 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MAIA, Rafael Trindade.
dc.contributor.advisor1ID MAIA, R. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2415016408445222 pt_BR
dc.contributor.referee1 COELHO, Glauciane Danusa.
dc.contributor.referee2 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.melo
dc.description.resumo Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, Município de Sumé-Paraíba na disciplina de Biologia nas turmas do 2º Ano. O objetivo principal foi construir um jogo didático, aplicá-lo no ensino de biologia e verificar se este recurso facilita na compreensão dos conceitos biológicos, facilitando a aprendizagem. Foi empregado o método exploratório experimental, utilizando de pesquisa de campo e referenciais teóricos. A coleta dos dados foi através da observação, aplicação de jogo “microcaminho”- vírus e questionário. Sua abordagem é qualitativa / quantitativa por apresentar argumentos construtivistas não apenas em torno de números, mas também de análises dos momentos vivenciados relevantes do problema que se vale de informações fundamentais para a pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de duas turmas do 2º Ano, da Escola Estadual de Ensino Médio do Município de Sumé- PB, em que uma turma teve aula do conteúdo e aplicação do questionário enquanto a outra teve a aula, aplicação do jogo e questionário. A pesquisa buscou identificar através do jogo didático com conteúdo de vírus, se á sua aplicação seria propícia para facilitar a construção do conhecimento e de habilidades. Com a utilização do jogo didático e questionário foi possível analisar as dificuldades e possibilidades para os alunos compreender os conceitos biológicos. E os fatores que ocasionam para que este instrumento não seja utilizado dentro do espaço escolar. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-16
dc.description.abstract Didactic games are a powerful tool for the learning-teaching process, and they are also an alternative for the teachers to contextualize and to deal with complex subjects. In this context, the present work is about didactic games in biology teaching. This work is the result of a research in the Professor José Gonçalves de Queiroz school, at Sumé city, Paraiba State, Brazil. The study was conducted on biology classes of the 2nd year of the high school. The aim of this study was to build a didactic game and to applie it on class. The game, called “Microcaminhos-virus” was developed with low cost material and good visual resources. The idea of this game was to help the teachers and students with the microbiology classes, in specially about virus. It was originally developed in microbiology classes of the graduation course in Field Education at the Federal University of Campina Grande, under the supervision of the professorGlauciane Danusa Coelho. For this research the game was modified and restricted to virus subject. So, images and questions was carefully selected to perform the game. A questionnaire was applied to verify the quality of the didactic game. The classes where the game was used showed a better performance in the questionnaire answers. The Fisher´s exact test showed significant (p<0.05) differences in a metadata analysis. The results leads to conclude that the game “Microcaminhos-virus” is a good tool for microbiology teaching, and should be used by the biology teachers as a ludical propose of study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5830
dc.date.accessioned 2019-08-15T20:10:40Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T20:10:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject Abordagens lúdicas-ensino pt_BR
dc.subject Educational games pt_BR
dc.subject Biology Teaching pt_BR
dc.subject Playful teaching approaches pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Claudia Lima de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learn by playing: the playful in teaching biology. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Claudia Lima de. Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia. 2014. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5830 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta