DSpace/Manakin Repository

O espaço rural representado nas músicas e sua contribuição para ensino de geografia nas escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3561945298593544 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.oliveira
dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo identificar os conceitos e elementos que caracterizam o espaço rural no ensino de geografia e a potencialidade na utilização da musica no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo. Nesta pesquisa foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da análise de conteúdo. Através das músicas analisadas, os professores de geografia das escolas do campo poderá usar a música de diversas formas, tanto sua letra, quanto seu ritmo, para facilitar a compreensão dos alunos em temas que abordam o espaço rural no contexto geográfico. Sendo assim, a música terá a função de trazer às aulas de geografia novas possibilidades e sensações, tornando-as mais atraentes e de fácil assimilação e contribuindo no processo de ensino – aprendizagem nas escolas do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O espaço rural representado nas músicas e sua contribuição para ensino de geografia nas escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-11
dc.description.abstract This study aims to identify the concepts and elements that characterize rural areas in the teaching of geography and capability of the use of music in the process of teaching and learning in geography lessons in rural schools. In this research the assumption of qualitative research was used by content analysis. Through the songs analyzed, the geography teachers of rural schools will be able to use music in different ways, both its lyrics and its rhythm, to facilitate students' comprehension on topics that address the rural areas in the geographical context. Thus, the music will serve to bring to geography lessons new possibilities and sensations, making them more attractive and easy to assimilate, thus helping in the teaching and learning process in rural schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5831
dc.date.accessioned 2019-08-15T20:32:52Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T20:32:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Espaço rural pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Música no ensino pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Rural space pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Music in teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ana Jussara Aires de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The rural space represented in the songs and their contribution to teaching geography in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ana Jussara Aires de. O espaço rural representado nas músicas e sua contribuição para ensino de geografia nas escolas do campo. 2014. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5831 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta