DSpace/Manakin Repository

Gênero e educação: contribuições que as práticas educativas oferecem para as desmistificações de preconceitos nas relações de gênero.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9534612820779353 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria do Socorro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.araujo2
dc.description.resumo O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola no município de Sumé – PB, referenciada em pressupostos teóricos pertinente às relações de gênero no contexto escolar. Destaca-se a importância da escola na construção da identidade de gênero pautada na igualdade, através da sua contribuição para desmistificar preconceitos. Nesse sentido, a questão analisada é: quais as contribuições que as práticas educativas oferecem para a desmistificação de preconceitos nas relações de gênero? Dessa forma, procuramos analisar se as práticas educativas desenvolvidas na referida escola contribuem para a desmistificação do preconceito de gênero. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores/professoras, grupo focal formado por alunos/alunas, bem como observações do cotidiano da escola, com o intuito de aproximação com objeto de estudo. O trabalho apresenta embasamentos teóricos relacionados com as análises do material pesquisado a partir das reflexões de autores como, Bourdieu (2002) e Louro (1997). Apresenta-se o conceito de gênero atrelado a uma concepção de educação pautada no respeito às diferenças. De um lado, as análises nos apontam que a escola tem desenvolvido ações que contribui para desmistificar preconceitos, com base no combate a desigualdade de gênero. Por outro lado, essas ações são eventuais, ainda não sistematizadas dentro do currículo da escola. Então, a partir do que foi diagnosticado recomenda-se que o ideal seja incorporar as discussões pertinentes às relações de gênero em todas as disciplinas, nos conteúdos trabalhados em sala de aula, como também nas atividades extraclasses, e assim essas questões sejam inclusas nas práticas educativas como ações permanentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Gênero e educação: contribuições que as práticas educativas oferecem para as desmistificações de preconceitos nas relações de gênero. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-16
dc.description.abstract The present work is the result of a field research, performed in a school in the city of Sumé – PB, referenced on theoretical premises pertinent to gender relations in the school context. We highlight the importance of school in the construction of a gender identity ruled by equality, through its contribution to demystify prejudices. In this sense, the question analyzed is: what are the contributions that educational practices offer to demystify prejudices on gender relations? This way, we have tried to analyze whether the educational practices developed on the referred school contribute to demystify the gender prejudice. For that, interviews with teachers were performed, with a focal group formed by students, as well as observations from the school everyday life, in order to get closer to the object of study. The paper presents theoretical bases related to the analysis of the researched material departing from reflections of authors such as Bourdieu (2002) and Louro (1997). We present the concept of gender linked to a conception of education based on the respect of differences. On one side, the analyses point us that the school has developed actions that contribute to demystify prejudices, based in combating gender inequality. On the other side, these actions are casual, not yet systematized within the school curriculum. Then, based on what has been diagnosed it is recommended that the ideal is to incorporate the discussions pertinent to gender relations in all disciplines, in the contents worked in classroom, as well as in the extra class activities, so that these issues are included in educational practices as permanent actions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5834
dc.date.accessioned 2019-08-15T20:53:19Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T20:53:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Identidade e gênero pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Educação e gênero pt_BR
dc.subject Identity and gender pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Education and gender pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Auricélia de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender and education: contributions that educational practices make to the demystification of prejudice in gender relations. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Auricélia de Melo. Gênero e educação: contribuições que as práticas educativas oferecem para as desmistificações de preconceitos nas relações de gênero. 2014. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5834 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta