DSpace/Manakin Repository

A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1875032580272570 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.costa
dc.description.resumo Com a crescente ampliação das universidades no Brasil, a acessibilidade ao ensino superior tem sido meta de muitos estudantes da educação básica. Cada vez mais estudantes são favorecidos com a proximidade de uma instituição de educação de nível superior. Com esta difusão do ensino superior a relação universidade – sociedade é favorecida em uma das formas através de ações desenvolvidas com graduandos que atuam diretamente na sociedade, seja com disciplinas específicas como as de estágio supervisionado, ou através de projetos criados que envolvam a sociedade nos seus diversos setores (educacional, cultural, público, etc.). Nos projetos desenvolvidos pelas universidades o graduando tem oportunidade de, dependendo do tipo de projeto que se engaje, vivenciar sua futura prática, ter experiências com outra área que não seja a de sua atuação entre outras, e isso acarreta num profissional mais certo de seus objetivos e com uma visão um pouco mais ampla em relação aqueles que não passaram pela experiência prática possibilitada pelos projetos. Com as diversas áreas de atuação de um projeto de intervenção social, focamos a área da educação, tendo em vista nossa formação em um curso de licenciatura. Com a implementação de um projeto que visa favorecer a educação com suas ações, temos a necessidade de observar os resultados obtidos com a implementação deste. Para tanto, observamos a influência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) um dos programas financiados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no processo de aprendizagem dos estudantes, os quais encontram-se em vigência em escolas públicas da cidade de Sumé- PB. Trata-se de uma pesquisa na qual fará referência às médias bimestrais obtidas pelos estudantes.
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-09-23
dc.description.abstract With the growing expansion of universities in Brazil, accessibility to higher education has been target of many students of basic education. Increasingly students are favored with proximity to an institution of higher education. With this diffusion of higher education at university relationship - society is one of the favored ways of actions undertaken with undergraduates who work directly in society, either with specific subjects such as supervised internship, or created through projects that involve society in their various sectors (educational, cultural, public, etc.). In projects developed by universities undergraduates have the opportunity, depending on the type of project that engages, experience their future practice, have experiences with other area other than his performance among others, and this entails a more certain professional goals and with a somewhat broader view regarding those who have not passed through practical experience made possible by the projects. With several areas of a project of social intervention, we focus on the area of education, in light of our training on a degree course. With the implementation of a project that aims to promote education through their actions, we need to observe the results obtained by implementing this. For this, we observe the influence of the Institutional Program Initiation to Teaching (PIBID) of the programs funded by CAPES - Coordination of Improvement of Higher Education Personnel in students' learning process, which are in effect on public schools city Sumé- PB. This is a survey in which reference to the bimonthly averages obtained by the students.
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836
dc.date.accessioned 2019-08-15T21:16:20Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T21:16:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - Matemática pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Capes. I pt_BR
dc.subject Education - Mathematics pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Danilo de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The influence of the PIBID / CAPES program on school performance of the mathematics discipline of schools in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Danilo de Sousa. A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta