DSpace/Manakin Repository

A matemática do cotidiano do campo versus a matemática escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, I. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3512311206410410 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.araujo
dc.description.resumo O presente trabalho nasceu de inquietações advindas da nossa vivência no ensino da Matemática na escola básica. Tem como perspectiva incentivar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de forma contextualizada, levando em conta diferentes definições de contextualização. O tema principal é a explicitação de conhecimentos matemáticos movimentados no cotidiano do “homem do campo” e o confronto com os conhecimentos matemáticos promovidos na escola. No desenvolvimento desse trabalho demos ênfase a alguns relatos narrativos de experiências por nos vividas enquanto originários do espaço rural, onde o manejo de conhecimentos matemáticos e práticas típicas se estabelecem num processo tradicional, de geração a geração. Usamos como base teórica, estudos de educadores matemáticos que abordam em seus trabalhos a contextualização e também a Etnomatemática, a fim de dimensionar o papel desses conhecimentos na formação do sujeito, valorizando saberes e práticas pré- estabelecidas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A matemática do cotidiano do campo versus a matemática escolar. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-16
dc.description.abstract This work grew out of concerns arising from our experience in the teaching of mathematics in primary school. Its perspective encourage the teaching and learning of mathematics in context, taking into account different definitions of context. The main theme is the busiest explicit mathematical knowledge in daily " the man of the countryside" and the confrontation with the mathematical knowledge promoted in school. In developing this work we emphasize some narrative accounts of experiences lived while originating in the countryside, where the management of mathematical knowledge and practices typical settling in a traditional process, from generation to generation. Used as a theoretical basis, studies of mathematics educators in their work addressing contextualization and also Ethnomathematics in order to scale the role of such knowledge in the subject formation , valuing knowledge and pre - established practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5850
dc.date.accessioned 2019-08-16T10:45:11Z
dc.date.available 2019-08-16
dc.date.available 2019-08-16T10:45:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Saberes do cotidiano pt_BR
dc.subject Contextualização etnonamatemática pt_BR
dc.subject Field education   pt_BR
dc.subject Math teaching   pt_BR
dc.subject Daily knowledge   pt_BR
dc.subject Ethnonamathematic contextualization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Isaias Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The field everyday math versus school math. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Isaias Pereira de. A matemática do cotidiano do campo versus a matemática escolar. 2014. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5850 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta