DSpace/Manakin Repository

Planejamento de ensino : melhoria para a prática pedagógica da escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MACIEL. R. F pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5647277629265626 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.maciel
dc.description.resumo Apresenta resultados de uma pesquisa de campo referenciada em pressupostos teóricos relacionados ao planejamento de ensino, tendo objetivo de estudo as contribuições deste para a prática pedagógica em classes multisseriadas na escola do campo Mariano Gonçalves, situada no município de Sumé/PB. Nesta perspectiva o trabalho fundamenta-se em Campos (2010), Libâneo (2008), Gandin (2005), entre outros. A análise se baseia em coletas de dados presenciais, observações dos planejamentos de ensino, e observações da prática pedagógica em sala de aula,bem como a entrevista com a professora, entre outros métodos e técnicas que deram suporte para realização da pesquisa. Foi constatada a falta de estrutura da escola, os desafios que a professora enfrenta na prática pedagógica para suprir as necessidades dos alunos, e a importância de se trabalhar com eixo temático de educação contextualizada. A pesquisa possibilitou experiências e conhecimentos acerca do planejamento de ensino e sua importância enquanto instrumento facilitador do trabalho pedagógico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Planejamento de ensino : melhoria para a prática pedagógica da escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-11
dc.description.abstract This work is the result of a field survey referenced on theoretical assumptions related to the planning of teaching, having as object of study the contributions to this pedagogical practice in multigrade classes . In this sense , our overall goal was at first analyze the contributions of education planning for the improvement of pedagogical practice in the field school , Mariano Gonçalves , in the municipality of Sumé / PB . Therefore , it was necessary to seek knowledge on this subject , for it was important to study the theoretical example of Campos (2010 ) , Libâneo (2008 ) , Gandin (2005 ) , among others , which gave basic theoretical and methodological support for conducting this work . The job analysis is based on collections of classroom data , observations of teaching plans , and observations of teaching practice in the classroom as well as the interview with the teacher , among other methods and techniques that have provided support for the research. In this sense , the lack of structure of the school , the challenges facing the teacher in teaching practice to meet the needs of students , and the importance of working with thematic axis and contextual education was observed . Thus the survey favored me experiences and knowledge on planning education and its importance as a facilitator of pedagogical work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5854
dc.date.accessioned 2019-08-16T11:37:23Z
dc.date.available 2019-08-16
dc.date.available 2019-08-16T11:37:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento de ensino pt_BR
dc.subject Classes multisseriadas pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Teaching planning   pt_BR
dc.subject Multigrade classes   pt_BR
dc.subject Field education   pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACIEL, Franciely Renaly.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching planning: improvement for the pedagogical practice of the rural school. pt_BR
dc.identifier.citation MACIEL, Franciely Renaly. Planejamento de ensino : melhoria para a prática pedagógica da escola do campo. 2014. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5854 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta