DSpace/Manakin Repository

O Ensino de Geografia na escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOURDES, M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 FURTADO, Quezia Vila Flor.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.lourdes
dc.description.resumo A pesquisa tem como objetivo Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de Geografia na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz – Sumé – PB. Foram utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa, através do estudo de caso. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos na biblioteca do CDSA - UFCG, como também em sites dos seguintes temas: ensino de geografia, ensino de geografia nos anos iniciais e educação do campo. No segundo momento foi realizada a pesquisa de campo, através das seguintes técnicas de pesquisa: a entrevista, a observação e a aplicação de questionários. A seção terceira titulada “O Ensino de Geografia na Escola do Campo”, nesta seção analisou-se o estudo da ciência geográfica com base nas concepções dos alunos e mostramos como é desenvolvido o ensino de geografia, através da organização pedagógica do ensino de geografia realizada pelos professores abrangendo as seguintes dimensões: conteúdos, objetivos, conceitos geográficos, metodologia, recursos didáticos e avaliação. No decorrer da pesquisa identificamos que o ensino da geografia passou por mudanças significativas nos últimos anos. Mas na escola do campo (pesquisada) não há um acompanhamento dessas mudanças no tocante ao ensino da disciplina. São muitos os fatores que impedem o professor do ensino fundamental de utilizar-se das dinâmicas que o espaço geográfico oferece. Para se fazer um trabalho voltado especificamente para a área de geografia é preciso que o professor seja dinâmico, tenha um bom planejamento para ensinar os conteúdos e os conceitos de geografia, tenha contato com os recursos ambientais, entre outros, e se utilize dos recursos existentes no espaço escolar e geográfico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O Ensino de Geografia na escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The research titrated on geography in teaching of field schools: The case of the Municipal School of Child Education and Fundamental Education Rodolfo Santa Cruz. Has the objective indentified the pedagogical practices developed in the teaching of geography at the Municipal School of Child Education and Fundamental Education Rodolfo Santa Cruz – Sumé –PB. In this research the assumptions of qualitative research, through the case study were used. In the first moment the research, a bibliographical research of books and articles was performed in the CDSA library – UFCG but also on websites of the following themes: geography teaching, geography teaching in the initial years and field education. The second moment the field research was performed at the Municipal School of Child Education and Fundamental Education Rodolfo Santa Cruz –Sumé –PB, through the following research techniques: entrevisty observation and the application of questionnaires. At elapse the research identified that the teaching of geography went through some changes significant in recent years. But in the field school (researched) there is not one monitoring of these changes in relation to the teaching of the discipline. There are many factors that hinder the fundamental teaching a teacher to use up the dynamics that provides the geographic space. To make a work geared specifically to the area of geography is necessary that the teacher be dynamic, have a good plan to teach the content of geography, has contact the environmental resources, among others and use of existing resources in school space and geographic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5857
dc.date.accessioned 2019-08-16T11:48:51Z
dc.date.available 2019-08-16
dc.date.available 2019-08-16T11:48:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOURDES, Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of geography in the country school: the case of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB. pt_BR
dc.identifier.citation LOURDES, Maria de. O Ensino de Geografia na escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz - Sumé - PB. 2014. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5857 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta