DSpace/Manakin Repository

Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FIGUEIREDO, L. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8234651670307916 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, F. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3527352218191692 pt_BR
dc.description.resumo A escassez dos recursos hídricos no semi-árido nordestino acontece devido diferenças marcantes entre o período chuvoso e o seco. O uso inadequado e o desperdício da água configuram outro grave problema. Preocupados com esses impactos ambientais realizou-se a presente pesquisa na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - PB, com o objetivo de atuar na educação ambiental focando o uso racional e redução do desperdício de água. Entre os procedimentos metodológicos foi realizada uma coleta de dados através de um questionário semiestruturado a respeito do perfil de consumo de água na escola supracitada. Posteriormente realizou-se uma palestra educativa de conscientização entre alunos, corpo administrativo, funcionários e professores sobre a importância do uso correto e da conservação dos recursos hídricos. Para a coleta de consumo de água na escola, utilizou-se um dispositivo eletrônico com um sensor ultrassônico que periodicamente, monitorava a altura do nível de água no reservatório da escola e registrava a informação em um computador. Está pesquisa classifica-se como bibliográfica, pesquisa-ação, aplicada e quali/quantitativa. Como mostra a pesquisa, 90% do alunado afirmaram ser possível que, futuramente possa ocorrer à escassez de água no planeta terra e o principal responsável pela a conservação dos recursos hídricos são eles mesmos. Observou-se ainda que houve uma redução de 900 litros de água por dia após a intervenção no ambiente escolar. Esses dados apontam, que através de atitudes simples como o monitoramento e o conserto de possíveis vazamentos propiciam uma redução significativa no consumo de água. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The scarcity of water resources in the northeastern semi-arid region is due to marked differences between the rainy and the dry season. Improper use and waste of water is another serious problem. Concerned about these environmental impacts, this research was carried out at E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, located in Cajazeiras - PB, with the objective of acting in environmental education focusing on rational use and reduction of water waste. Among the methodological procedures, data were collected through a semi-structured questionnaire about the water consumption profile in the school mentioned above. Subsequently, an educational awareness lecture was held among students, administrative staff, staff and teachers about the importance of correct use and conservation of water resources. To collect water consumption at school, we used an electronic device with an ultrasonic sensor that periodically monitored the height of the water level in the school reservoir and recorded the information on a computer. This research is classified as bibliographic, action research, applied and quali / quantitative. As the survey shows, 90% of the students said it is possible that in the future there may be water scarcity on planet earth and the main responsible for the conservation of water resources are themselves. It was also observed that there was a reduction of 900 liters of water per day after the intervention in the school environment. These data indicate that through simple attitudes such as monitoring and repairing possible leaks provide a significant reduction in water consumption. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5868
dc.date.accessioned 2019-08-16T14:42:05Z
dc.date.available 2019-08-16
dc.date.available 2019-08-16T14:42:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Água nas escolas - consumo pt_BR
dc.subject Redução de desperdício pt_BR
dc.subject Recursos hídricos pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Water in schools - consumption pt_BR
dc.subject Waste reduction pt_BR
dc.subject Water resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental chemistry: application of educational methodologies aimed at the rational consumption of water in the school environment. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de. Química ambiental: aplicação de metodologias educacionais voltada ao consumo racional de água no meio ambiente escolar. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta