DSpace/Manakin Repository

A literatura de cordel no ensino de história: uma proposta de intervenção com oficinas pedagógicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8863264376005817 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Laércio Teodoro da.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a literatura de cordel como linguagem no ensino de História, explorando suas potencialidades didáticas por meio de uma proposta de intervenção com a construção de oficinas pedagógicas que valorizem a autonomia do aluno na construção do seu conhecimento, o contato com a linguagem artística e a criação poética. O cordel possibilita uma forma diferenciada de expor conteúdos e temáticas de uma maneira interativa e prazerosa, sem desviar-se da intencionalidade de promover uma prática docente comprometida com um ensino crítico e reflexivo. A poesia popular narrativa e impressa, além de ser uma forma de levar o lúdico para a sala de aula, promovendo experiências que somam ao desenvolvimento da sensibilidade dos sujeitos, apresenta-se como uma expressão da vida social e, deste modo, possibilita o contato com outras visões da realidade. Neste sentido, a sua utilização no ensino de História se constitui como uma possibilidade real de intervenção curricular que repercuta no melhoramento do processo de ensino e aprendizagem pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A literatura de cordel no ensino de história: uma proposta de intervenção com oficinas pedagógicas. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-25
dc.description.abstract The work analyze and discuss the Literatura de Cordel, a regional style of literature as a toolsand language in history teaching, exploring its didactic potential, through a proposal of intervention with the construction of pedagogical workshops that value the students autonomy in the construction of their knowledge on contact with artistic language and poetic creation. Literatura de Cordel enables a new way of exposing contents and themes in an interactive and enjoyable way, without deviating from the intentionality of promoting a teaching practice committed to a critical and reflective teaching. The popular narrative and printed poetry, besides being a way of taking the playful to the classroom, promoting experiences that add to the development of the subjects' sensitivity, presents itself as an expression of social life and, thus, enables the contact with other visions of reality. Therefore, its use in the teaching of History constitutes a real possibility of curricular intervention in the improvement of the process of teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5869
dc.date.accessioned 2019-08-16T15:06:06Z
dc.date.available 2019-08-16
dc.date.available 2019-08-16T15:06:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Criação poética pt_BR
dc.subject Oficinas pedagógicas pt_BR
dc.subject Literature of twine pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Poetic creation pt_BR
dc.subject Pedagogical workshops pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Roberto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel literature in history teaching: an intervention proposal with pedagogical workshops. pt_BR
dc.identifier.citation FFERREIRA, Roberto. A literatura de cordel no ensino de história: uma proposta de intervenção com oficinas pedagógicas. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta