DSpace/Manakin Repository

O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, F. F. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0686506443182135 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Marcos Assis.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 GOMES, Henaldo Moraes.
dc.description.resumo O presente trabalho objetiva diagnosticar a viabilidade do uso do lúdico como instrumento motivador que desponta como uma importante ferramenta promissora na condução do aluno à concentração e à reflexão, atributos essenciais para a efetivação da aprendizagem. Na perspectiva de despertar, no aluno, o interesse pelo aprender; instigando o raciocínio, a competição e a tomada de decisão, o trabalho O uso do Lúdico como Recurso Didático no Ensino de Geografia no Ensino Médio, aplicado aos alunos do 2º Ano B do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Silva Mariz, Marizópolis - PB, empreendeu a elaboração e utilização de jogos didáticos – pedagógicos (palavras cruzadas, caça-palavras, trilha e bingo) como ferramenta auxiliar promotora da aprendizagem significativa de conceitos geográficos. Priorizou temas relacionados a questões ambientais tais como os Recursos Naturais, Fontes Energéticas, Transformações de Energia, e Desequilíbrios Ambientais, que se fazem necessário por conduzir o educando a conhecer os aspectos transformadores do meio onde vive, bem como decidir e optar por uma melhor qualidade de vida. A pesquisa trouxe como principal elemento, o interesse pelo aprendizado, na forma de jogos e brincadeiras, mostrando que o lúdico é uma ótima forma para a construção do conhecimento da Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio.
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This paper aims to diagnose the feasibility of using recreation as motivating tool that stands out as an important tool in conducting promising student concentration and reflection, essential attributes for effective learning. In view awaken in student, interest in learning; instigating reasoning, competition and decision making, the project's use of Playful as a Resource in Didactic Teaching Geography, applied to students of 2nd year B of the State Secondary School Elementary and Secondary Education Dr. Silva Mariz, Marizópolis - PB undertook the development and use of educational games - educational (crosswords, word searches, track and bingo) as a promoter of meaningful learning of geographical concepts auxiliary tool. Prioritized issues related to geography such as Eco Natural Resources, Energy Sources, Transformations of Energy and Environmental imbalances, which are necessary for conducting the student to know the transforming aspects of where we live, as well as decide and opt for a better quality of life. The research has as its main element, interest in learning, in the form of games and activities, showing that the play is a great way to build the knowledge of Geography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5871
dc.date.accessioned 2019-08-16T15:33:22Z
dc.date.available 2019-08-16
dc.date.available 2019-08-16T15:33:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educacional - ludicidade pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Educational - playfulness pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Francisca Fabrícia Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of lucid as a didactic resource in the teaching of geography in high school. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Francisca Fabricia Gomes de. O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta