DSpace/Manakin Repository

Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, F. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Carlos Eduardo.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, C. E. pt_BR
dc.contributor.referee1 MENDOZA, Roberto.
dc.contributor.referee1ID MENDOZA, R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6480391140195447 pt_BR
dc.contributor.referee2 ARCANJO, Jusciê Alves.
dc.contributor.referee2ID ARCANJO, J. A. pt_BR
dc.description.resumo O objetivo desta monografia é diagnosticar o processo de Gestão do Conhecimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para atuar com excelência no mercado postal competitivo e em constante evolução, na ótica dos seus gestores e funcionários e frente às novas demandas da sociedade e à sua evolução. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi feita uma revisão dos principais conceitos em Gestão do Conhecimento. Em seguida, foram mostrados e analisados os resultados da pesquisa e, posteriormente, as considerações finais. Neste sentido, apontou-se também o caminho que foi trilhado pelo pesquisador na realização da pesquisa, ou seja, os procedimentos metodológicos, caracterizando a pesquisa como aplicada, descritiva e quantitativa, além de, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, apresentá-la como um estudo de caso. Os elementos que compõem a gestão estratégica do conhecimento e especificamente a utilização dos recursos, inclusive os intelectuais, são de natureza complexa e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade dos Correios, de modo que é indispensável um melhor direcionamento desses recursos para se potencializar os resultados. Através do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento, os Correios podem guiar suas ações em prol do que é realmente imprescindível, já que os recursos, como em qualquer organização, são limitados. O presente estudo relaciona-se a este contexto, ao verificar se o conhecimento é realmente importante para os Correios, na visão de seus gestores e funcionários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.description.abstract The objective of this research is to diagnosis the process of Knowledge Management of the Brazilian Enterprise of Post and Telegraphs act with excellence in the competitive postal market and constant evolution, in the optics of its managers and employees and front to the new demands of the society and to its evolution. To reach this objective, initially a revision of the main concepts in Knowledge Management was made. After that, they had been shown and analyzed the final results of the research and, later, considerations. In this direction, the way was also pointed that was trod by the researcher in the accomplishment of the research, that is, the methodoly procedures, characterizing the research as applied, descriptive and quantitative, beyond, of the point of view of the procedures technician, it presents it as a case study. The elements that specifically compose the strategical knowledge management and the use of the resources, also the intellectuals, are of complex nature and serve as instrument of reflection on the reality of Post Offices, in way that is indispensable one better aiming of these resources to increase the results. Through the Diagnosis of Knowledge Management, the Post Offices can guide its action in favor of that it is really essential, since the resources, as in any organization, are limited. The present study it becomes related this context, when verifying if the knowledge is really important for the Post Offices, in the vision of its managers and employees. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880
dc.date.accessioned 2019-08-17T16:57:12Z
dc.date.available 2019-08-17
dc.date.available 2019-08-17T16:57:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject Capital intelectual pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Knowledge management pt_BR
dc.subject Intellectual capital pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Francisleide Pontes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge management diagnosis: a case study in the Brazilian postal and telegraph company. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Francisleide Pontes. Diagnóstico de Gestão do Conhecimento: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2007. 86 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta