DSpace/Manakin Repository

Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6552838869688509 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LEAL, Francisco Nery.
dc.contributor.advisor1ID LEAL, F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, H. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 pt_BR
dc.contributor.referee2 BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.
dc.contributor.referee2ID BANDEIRA, L. K. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 pt_BR
dc.description.resumo O Cooperativismo de Crédito vem apresentando um destacado crescimento no mercado, tanto em ativos totais quanto em número de cooperados, sendo assim é essencial a utilização do marketing como uma ferramenta estratégica para obtenção de vantagem competitiva no mercado, buscar a fidelização dos sócios e atrair novos cooperados. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados das ações estratégicas de marketing utilizadas pela CREDUNI, Cooperativa de Crédito dos servidores das Universidades Públicas da Paraíba. Os resultados evidenciaram que a implantação do setor de marketing na CREDUNI contribuiu significativamente para melhorar os canais de comunicação com os cooperados, buscar a fidelização dos mesmos e divulgar a cooperativa junto ao mercado. Dentre as ações utilizadas, as que obtiveram um resultado mais satisfatório foram: a reformulação do site, a criação da página no facebook, a aplicação de pesquisas de filiação, desfiliação e as aplicadas nos encontros de aniversariantes, as atividades socioculturais e a produção dos informativos. Foi constatado que cerca de 98% dos cooperados consideram excelentes, muito bons ou bons os serviços prestados pela cooperativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The Credit Union has shown an outstanding growth in the market, both in total assets and number of members, thus it is essential to use marketing as a strategic tool for gaining competitive advantage in the market, seeking the loyalty of members and attract new members. The aim of this paper is to analyze the results of strategic marketing actions used by CREDUNI, Credit Union of Public Universities of Paraíba servers. The results showed that the implementation of the marketing industry in CREDUNI contributed significantly to improve the channels of communication with members, seek customer loyalty and spread the cooperative in the market. Among the measures used, which obtained more satisfactory results were: recasting the site, creating the facebook page, the application of research affiliation, disaffiliation and applied in meetings birthdays, socio-cultural activities and the production of information. It was found that about 98% of cooperative members consider excellent, very good or good the services provided by the cooperative. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5889
dc.date.accessioned 2019-08-17T20:13:09Z
dc.date.available 2019-08-17
dc.date.available 2019-08-17T20:13:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Cooperativa de crédito pt_BR
dc.subject Communication pt_BR
dc.subject Credit Union pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Lívia Abdias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategic marketing actions for retention and attraction of members: a case study in Creduni credit union. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Lívia Abdias. Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni. 2014. 100 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5889 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta