dc.creator.ID |
TOMAZ, T.A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2596037448774091 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTI, E.P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARTINS, Maria de Fátima. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARTINS, M.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BANDEIRA, L.K.R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A internet e os novos meios de comunicação digitais proporcionaram várias mudanças no
comportamento do consumidor e, com isso, vêm induzindo o marketing a incorporar o
ambiente digital à suas estratégias. As ferramentas de marketing digital tornaram-se
elementos de primeira necessidade para as empresas e ter participação ativa nesse novo
ambiente online tornou-se um imperativo. Desta forma, o estudo teve como objetivo analisar
o uso do Facebook como ferramenta de marketing digital pelas empresas de Campina Grande
– PB. A pesquisa de natureza quanti-qualitativa foi conduzida por amostragem não
probabilística por acessibilidade, totalizando 46 empresas respondentes. Entre os principais
resultados, destaca-se o uso em potencial da internet para atividades de natureza publicitária e
interativa, deixando em segundo plano importantes aspectos como pesquisa, planejamento e
controle. As empresas também apresentaram uma percepção positiva do retorno advindo do
marketing digital a exceção do aumento no faturamento. De maneira geral, conclui-se que,
considerando o Facebook como uma ferramenta de marketing, as empresas se encontram em
uma curva de aprendizagem quanto ao seu uso, muito embora, os resultados obtidos até o
momento se mostrem positivos e reforcem o potencial competitivo inerente ao uso da mídia
online. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Marketing digital: o uso do Facebook como ferramenta de marketing pelas empresas de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The internet and new digital media have provided several changes in consumer behavior and
thus have induced marketing to incorporate digital strategies to their environment. The tools
of digital marketing elements have become needs for companies and taking active
participation in this new online environment has become an imperative. Thus, the study aimed
to analyze the use of Facebook as a tool for digital marketing by companies of Campina
Grande - PB. The research of quantitative-qualitative nature was conducted by nonprobability sampling accessibility, totaling 46 interviewed companies. Among the main
results, we highlight the potential use of the internet for advertising and interactive nature
activities, leaving important aspects such as research, planning and control in the background.
Companies also had a positive perception of the return coming from the digital marketing,
excepting the increase in revenues. Overall, it is concluded that considering Facebook as a
marketing tool, companies are in a learning curve as to its use, although the results obtained
so far prove positive and reinforce the inherent competitive potential the use of online media. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5901 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-17T22:24:33Z |
|
dc.date.available |
2019-08-17 |
|
dc.date.available |
2019-08-17T22:24:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Internet |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing digital |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia online |
pt_BR |
dc.subject |
Facebook |
pt_BR |
dc.subject |
Digital marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Online media |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TOMAZ, Thaís Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital marketing: the use of Facebook as a marketing tool by companies in Campina Grande - PB. |
|
dc.identifier.citation |
TOMAZ, Thaís Andrade. Marketing digital: o uso do Facebook como ferramenta de marketing pelas empresas de Campina Grande - PB. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5901 |
pt_BR |