DSpace/Manakin Repository

Marketing digital: o uso do Facebook como ferramenta de marketing pelas empresas de Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TOMAZ, T.A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2596037448774091 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, E.P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Maria de Fátima.
dc.contributor.referee1ID MARTINS, M.F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 pt_BR
dc.contributor.referee2 BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.
dc.contributor.referee2ID BANDEIRA, L.K.R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 pt_BR
dc.description.resumo A internet e os novos meios de comunicação digitais proporcionaram várias mudanças no comportamento do consumidor e, com isso, vêm induzindo o marketing a incorporar o ambiente digital à suas estratégias. As ferramentas de marketing digital tornaram-se elementos de primeira necessidade para as empresas e ter participação ativa nesse novo ambiente online tornou-se um imperativo. Desta forma, o estudo teve como objetivo analisar o uso do Facebook como ferramenta de marketing digital pelas empresas de Campina Grande – PB. A pesquisa de natureza quanti-qualitativa foi conduzida por amostragem não probabilística por acessibilidade, totalizando 46 empresas respondentes. Entre os principais resultados, destaca-se o uso em potencial da internet para atividades de natureza publicitária e interativa, deixando em segundo plano importantes aspectos como pesquisa, planejamento e controle. As empresas também apresentaram uma percepção positiva do retorno advindo do marketing digital a exceção do aumento no faturamento. De maneira geral, conclui-se que, considerando o Facebook como uma ferramenta de marketing, as empresas se encontram em uma curva de aprendizagem quanto ao seu uso, muito embora, os resultados obtidos até o momento se mostrem positivos e reforcem o potencial competitivo inerente ao uso da mídia online. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Marketing digital: o uso do Facebook como ferramenta de marketing pelas empresas de Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The internet and new digital media have provided several changes in consumer behavior and thus have induced marketing to incorporate digital strategies to their environment. The tools of digital marketing elements have become needs for companies and taking active participation in this new online environment has become an imperative. Thus, the study aimed to analyze the use of Facebook as a tool for digital marketing by companies of Campina Grande - PB. The research of quantitative-qualitative nature was conducted by nonprobability sampling accessibility, totaling 46 interviewed companies. Among the main results, we highlight the potential use of the internet for advertising and interactive nature activities, leaving important aspects such as research, planning and control in the background. Companies also had a positive perception of the return coming from the digital marketing, excepting the increase in revenues. Overall, it is concluded that considering Facebook as a marketing tool, companies are in a learning curve as to its use, although the results obtained so far prove positive and reinforce the inherent competitive potential the use of online media. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5901
dc.date.accessioned 2019-08-17T22:24:33Z
dc.date.available 2019-08-17
dc.date.available 2019-08-17T22:24:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Internet pt_BR
dc.subject Marketing digital pt_BR
dc.subject Mídia online pt_BR
dc.subject Facebook pt_BR
dc.subject Digital marketing pt_BR
dc.subject Online media pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TOMAZ, Thaís Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital marketing: the use of Facebook as a marketing tool by companies in Campina Grande - PB.
dc.identifier.citation TOMAZ, Thaís Andrade. Marketing digital: o uso do Facebook como ferramenta de marketing pelas empresas de Campina Grande - PB. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5901 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta