DSpace/Manakin Repository

Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CUNHA, A.S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4253508878152404 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.
dc.contributor.advisor1ID BANDEIRA, L.K.R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 pt_BR
dc.contributor.referee1 CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
dc.contributor.referee1ID CÂNDIDO, G.A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 pt_BR
dc.contributor.referee2 LEAL, Francisco Nery.
dc.contributor.referee2ID LEAL, F.N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 pt_BR
dc.description.resumo O mundo corporativo ao longo dos anos vem adotando estratégias em busca de garantir relacionamentos interorganizacionais de longo prazo e capacidade de agregação de valor. O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada no FABRICÃO – Cooperativa calçadista da cidade de Campina Grande-PB e no POLO CALÇADISTA também localizada na cidade de Campina Grande que são estruturas organizacionais que matem relações entre os membros participantes. O objetivo principal desse estudo foi analisar a percepção dos empresários quanto as relações interorganizacionais. Em relação à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa descritiva. Como referencial teórico foi utilizado o modelo teórico de Balestrin, Verchoore (2008) que serviu como base analítica para o tratamento quantitativo dos dados obtidos. Os resultados alcançados mostraram as características das redes, motivação dos empresários para participação nas mesmas, além de observação a percepção dos empresários sobre a geração de valor e alcance de objetivos competitivos por parte das suas empresas pela participação no FABRICÃO e POLO CALÇADISTA e por fim a percepção dos desafios a serem enfrentados por esse grupo de empresas, confirmando pressupostos teóricos relativo à geração de vantagem competitiva através dos relacionamentos interorganizacionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The corporate world over the years has been adopting strategies seeking to ensure long-term interorganizational relationships and ability to add value. The present study consists of a survey conducted in manufacture - footwear Cooperative of Campina Grande-PB and POLO FOOTWEAR also located in the city of Campina Grande that are organizational structures that kill relationships among participating members. The main objective of this study was to analyze the perception of entrepreneurs as interorganizational relations. Regarding methodology, we carried out a descriptive study. As a theoretical model was used theoretical Balestrin, Verchoore (2008) which served as the basis for analytical treatment of quantitative data. The results showed the characteristics of networks, motivating entrepreneurs to participate in them, and observing the perception of entrepreneurs on creating value and achieving competitive goals for their companies for participation in the manufacture and POLO FOOTWEAR and finally view challenges faced by these group of companies, confirming theoretical assumptions concerning the generation of competitive advantage through interorganizational relationships. Keywords: relationship inter-organizational, competitive advantage, strategy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903
dc.date.accessioned 2019-08-17T23:06:31Z
dc.date.available 2019-08-17
dc.date.available 2019-08-17T23:06:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relacionamento interorganizacionais pt_BR
dc.subject Vantagem competitiva pt_BR
dc.subject Estratégia pt_BR
dc.subject Relationship inter-organizational pt_BR
dc.subject Competitive advantage pt_BR
dc.subject Strategy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CUNHA, Alisson Souza de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interorganizational relationships as a strategy for achieving competitive advantage: the footwear sector analysis of Campina Grande- PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Alisson Cunha de. Relacionamentos interorganizacionais como estratégia para alcance de vantagem competitiva: analise do setor calçadista de Campina Grande-PB. 2012. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta