DSpace/Manakin Repository

Interações das instituições de ensino superior públicas com o setor de tecnologia da informação na Paraíba

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AGUIAR FILHO, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5494978502754410 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOREIRA, Vinícius Farias.
dc.contributor.advisor1ID MOREIRA, V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.
dc.contributor.referee1ID NOGUEIRA, G. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6275460548333024 pt_BR
dc.contributor.referee2 SCHIMIDT FILHO, Ricardo.
dc.contributor.referee2ID SCHMIDT FILHO, R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9759229406417805 pt_BR
dc.description.resumo As Instituições de Ensino Superior (IES) por meio da geração de capital intelectual, a atuação conjunta com as empresas e políticas de incentivo a pesquisa do governo, possuem relevante papel agregador à competitividade econômica regional. O objetivo do trabalho é analisar como ocorrem as interações entre as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado da Paraíba e o setor de Tecnologia de Informação (TI). Foi definida como base teórica, estudos acerca aglomerados geográficos econômicos, arranjos produtivos locais no setor de TI e instituições. Em termos metodológicos, esta pesquisa pode ser classificada como um estudo de caso qualitativo descritivo, por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, cuja unidade de análise foi as interações universidade-empresa, os sujeitos de pesquisa foram docentes atuantes e líderes em iniciativas Universidade-Empresa que abordassem o setor de tecnologia da informação. O tratamento de dados seguiu a lógica de análise de conteúdo. Os resultados foram apresentados em três blocos: Interação, Contribuição e Institucional. Observou-se o apoio das leis de incentivo ao investimento privado, elevada contribuição bilateral por meio do P&D, além de fatores que atrapalham essa relação como a estrutura rígida institucional e elementos da cultura regional. Concluiu-se que o engajamento dos atores locais é de extrema importância para a elevação da cooperação para soluções de problemas enfrentados pelas empresas e pela sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Interações das instituições de ensino superior públicas com o setor de tecnologia da informação na Paraíba pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract Universities has a relevant aggregating role to local competitiveness through the generation of intellectual capital, joint action with companies and research incentive policies. The objective of this article is to analyze how occur interactions between the Public Higher Education Institutions (IES) of the state of Paraíba and the Information Technology (IT) sector. It was defined as theoretical basis, studies about economic geographic clusters, local productive arrangements in the IT sector and institutions. In methodological terms, this research can be classified as a descriptive qualitative case study, through documentary analysis and semi-structured interview, whose unit of analysis was the university-company interactions, the research targets were active teachers and leaders in University- Companies relation that approach the information technology sector. The data processing followed the logic of content analysis. The results were presented in three blocks: Interaction, Contribution and Institutional. It was observed the support of the laws of incentive to private investment, high bilateral contribution through R&D, besides factors that hinder this relationship as the rigid institutional structure and regional culture elements. It was concluded that the engagement of local actors is extremely important for the increase of cooperation for solutions to problems faced by companies and society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5915
dc.date.accessioned 2019-08-18T01:53:31Z
dc.date.available 2019-08-18
dc.date.available 2019-08-18T01:53:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Clusters pt_BR
dc.subject APL pt_BR
dc.subject Instituições de Ensino Superior pt_BR
dc.subject TI pt_BR
dc.subject Universities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AGUIAR FILHO, Arnaldo Cardoso de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interactions of public higher education institutions with the information technology sector in Paraíba pt_BR
dc.identifier.citation AGUIAR FILHO, Arnaldo Cardoso de. Interações das instituições de ensino superior públicas com o setor de tecnologia da informação na Paraíba. 2019. 26 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5915 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta