DSpace/Manakin Repository

Plano de negócio para uma microempresa do comércio varejista de acessórios motociclistas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, G.D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1462097963387258 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Izabele Soares de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, I.S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8381162152004454 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEAL, Francisco Nery.
dc.contributor.referee1ID LEAL, F.N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 pt_BR
dc.contributor.referee2 MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.
dc.contributor.referee2ID MACIEL, H.W.P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9849646382572779 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo sugerir um Plano de Negócio, com a finalidade de auxiliar estrategicamente e respaldar a viabilidade econômica, operacional, mercadológica e financeira da empresa ProRace Store, em Campina Grande, Paraíba. No primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica acompanhando uma análise da literatura sobre a temática plano de negócio e empreendedorismo. Além do levantamento bibliográfico, foram coletados dados sobre a empresa, contribuindo para o desenvolvimento de um estudo de caso, no qual foram analisados diversos aspectos do negócio, caracterizando a pesquisa do tipo descritiva-exploratória.de caráter qualitativo.. A partir dos resultados obtidos através do desenvolvimento do plano de negócio, foram identificados os dados do empreendimento, o perfil dos clientes, bem como aspectos relacionados aos mesmos, subsidiando o que pode ser desenvolvido para atrair e fidelizar uma maior quantidade de clientes, além desses aspectos, foram descritos produtos, bem como seus métodos de comercialização. Quanto à análise financeira, foram realizadas pesquisas em relação ao volume de recurso aplicado para iniciar o empreendimento além de análises sobre receitas e despesas. Complementando o levantamento de informações e análises, com o objetivo de alcançar o propósito de um plano de negócio, a viabilidade do negócio foi comprovada através de cálculo dos indicadores financeiros: Lucratividade, Rentabilidade e Tempo de Retorno (Payback). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Plano de negócio para uma microempresa do comércio varejista de acessórios motociclistas. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The business plan is the instrument that exposes in writing a set of data and information about a project, determining its main characteristics and conditions. It is a tool that allows the adjustment of the strategy planned to deal with your reality, reducing the risks and uncertainties and enabling the vision of opportunities. Accordingly, the present work aims suggesting a Business Plan, in order to strategically assist and support the economic viability, operational, marketing and financial company ProRace Store in Campina Grande, Paraíba. Foremost, we conducted a literature search or review of the literature, afterwards was performed a descriptive and exploratory, through data collection, becoming a qualitative study, which was conducted a study case, analyzing a particular organization. From the results obtained through the development of the business plan, we identified the data of the enterprise, customer profiling, as well as aspects related to them, subsidizing which can be designed to attract and retain a larger amount of clients beyond these aspects were described products and methods for their commercialization. As regards the financial analysis, research was carried out in relation to the volume of resource applied to start the venture in addition to analysis of revenues and expenses. Supplementing the gathering information and analysis, in order to achieve the purpose of a business plan, the business viability was confirmed by calculation of financial measures: Profits, Profitability & Return Time (Payback). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5932
dc.date.accessioned 2019-08-18T19:56:29Z
dc.date.available 2019-08-18
dc.date.available 2019-08-18T19:56:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Plano de negócios pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Business plan pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gustavo Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Business plan for a small business retail accessories motorcyclists. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gustavo Duarte. Plano de negócio para uma microempresa do comércio varejista de acessórios motociclistas. 2012. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5932 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta