DSpace/Manakin Repository

Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIANA, J.L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1027540792378627 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, V.M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee1 VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
dc.contributor.referee1ID VASCONCELOS, A.C.F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 pt_BR
dc.contributor.referee2 MARTINS, Maria de Fátima.
dc.contributor.referee2ID MARTINS, M.F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente as empresas operam em um cenário altamente competitivo e necessitam buscar formas de sobrevivência para garantir não só a permanência no mercado, mas algo que lhes proporcionem diferencial competitivo. Uma das estratégias adotadas está associada ao desenvolvimento de marcas próprias (MPs), que tem uma forte aplicação no setor de varejo de supermercados, como aquela desenvolvida para ser utilizada em seus produtos. Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de empresas pertencentes a uma rede de pequenos varejistas quanto às vantagens competitivas alcançadas em seus negócios, decorrentes da implantação da estratégia de marcas próprias. Quanto à metodologia, esta pesquisa consiste em um estudo de caso descritivo, realizado em uma rede de pequenos varejistas no estado da Paraíba. Os resultados obtidos revelam uma percepção positiva dos gestores associados em relação a algumas vantagens oferecidas pela marca própria na rede investigada, principalmente nas dimensões de fatores Políticos e Competitivos. Entretanto, verificou-se que algumas variáveis não são percebidas como vantagens pelos associados investigados. Concluiu-se que a adoção da estratégia de marca própria na rede em estudo proporcionou uma melhoria no desempenho das empresas associadas, o que pode ser interpretado como uma estratégia viável para que essas empresas alcancem vantagem competitiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais. pt_BR
dc.date.issued 2012-10
dc.description.abstract Nowadays companies operate in a highly competitive field and so they need to find alternative means of survival in order to ensure not only their permanence in the market, but also something that provides them with a competitive advantage. One of the strategies generally adopted is associated to development of new proper brands, which are strongly applied in the retail sector of supermarkets, like that one developed to be used in their own products. This paper aims at identifying the perception of company managers that belong to a chain of small retailers towards the competitive benefits that have been achieved in their own business, resulting from the use of the strategy of proper brands. As regards the method, this research consists of a descriptive case study in the context of a chain of small retailers from Paraiba. The results obtained here show a positive perception of the associated managers in relation to some benefits offered by proper brands in the investigated chain, mainly in the dimensions of Political and Competitive factors. However, it was verified that some variables are not considered beneficial in the opinion of the inquired associated managers. It was possible to conclude that adopting the strategy of proper brand by the investigated chain has improved the performance of the associated companies, and this may be considered a viable strategy so as to make these companies achieve competitive advantage. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936
dc.date.accessioned 2019-08-18T21:28:55Z
dc.date.available 2019-08-18
dc.date.available 2019-08-18T21:28:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marca própria pt_BR
dc.subject Vantagens pt_BR
dc.subject Rede de pequenos varejistas pt_BR
dc.subject Proper brand pt_BR
dc.subject Benefits pt_BR
dc.subject Chain of small retailers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIANA, Jardely de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Brand strategic management in the retail sector: The case of the network Compre Mais. pt_BR
dc.identifier.citation VIANA, Jardely de Lima. Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da Rede Compre Mais. 2012. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta