DSpace/Manakin Repository

Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, J.M.D pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, V.M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Maria de Fátima.
dc.contributor.referee1ID MARTINS, M.F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
dc.contributor.referee2ID FARIAS, A.S.D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1610316998619284 pt_BR
dc.description.resumo Nas últimas décadas, devido às mudanças advindas a partir da Revolução Industrial, acelerado crescimento demográfico, tecnológico e industrial, e intensificadas pela globalização, a sociedade transformou seus comportamentos, hábitos e valores. Com isso houve uma ampliação do comércio global que enfraqueceu as barreiras comerciais e o sistema econômico mundial evoluiu, induzindo a sociedade a ser mais consumista. Nesse contexto, verifica-se que o consumo passou a ser excessivo, tornando-se um ciclo vicioso repleto de dependência, consumir para produzir e produzir cada vez mais para consumir, como afirmam Costa e Ignácio (2012). Os impactos ambientais decorrentes desse aumento nos níveis de produção e consumo foram: aquecimento global, inundações, redução da camada de ozônio, poluição da água, do ar, do solo, escassez de recursos naturais não renováveis e redução dos ecossistemas naturais. Assim, mudar os atuais padrões de consumo se tornou um dos principais objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o que requer uma nova postura dos consumidores nas suas práticas de consumo. Portanto, é necessário promover o aumento da consciência ecológica e intervir nos comportamentos dos consumidores de modo que estes possam rever seus hábitos e ações de consumo, questionando-se sobre o que compram, a quem compram e os impactos que geram, adotando atitudes que favoreçam a busca de soluções para a questão ambiental. Com base na literatura pesquisada, este trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento de consumo dos professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande – PB em direção ao consumo consciente. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de natureza quantitativa, com uma aplicação de um questionário junto aos professores da UFCG, a partir da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011). Os resultados demonstram que em todas as dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade os professores adotam um comportamento indiferente em relação às práticas do consumo consciente, mas não pode ser generalizado, considerando que algumas variáveis apresentaram alto nível de dispersão em torno da média, sendo necessário rever seus hábitos e ações de consumo, pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2012-10
dc.description.abstract In recent decades, due to changes resulting from the Industrial Revolution, rapid population growth, technological and industrial, and intensified by globalization, society changed their behaviors, habits and values. This has seen an expansion of global trade that weakened trade barriers and global economic system has evolved, leading the company to be more consumerist. In this context, it is found that the consumption has become excessive, becoming filled with a vicious cycle dependence consuming to produce and to produce increasingly consume as claimed Ignacio and Costa (2012). The environmental impacts of increased levels of production and consumption were: global warming, floods, reduction of the ozone layer, pollution of water, air, soil, scarcity of natural resources and reduction of non-renewable natural ecosystems. Thus changing the current patterns of consumption has become a major goal of Sustainable Development, which requires a new attitude of consumers in their consumption practices. Therefore, it is necessary to promote increased environmental awareness and intervene in the behavior of consumers so that they can review their consumption habits and actions, wondering about what they buy, who to buy and the impacts they generate, adopting attitudes that favor the search for solutions to environmental issues. Based on the literature, this study aimed to identify the consumption behavior of teachers Federal University of Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande - PB toward conscious consumption. To achieve this goal, we carried out a quantitative survey, with a questionnaire with teachers UFCG from Scale Sustainable Consumption proposed by Ribeiro and Veiga (2011). The results show that in all dimensions: ecological awareness, resource saving, recycling and frugality teachers adopt a behavior indifferent to the practices of consumption, but can not be generalized, whereas some variables showed a high level of dispersion around average, being necessary to review their actions and habits of consumption, adopting a proactive stance toward conscious consumption behavior. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938
dc.date.accessioned 2019-08-18T21:50:44Z
dc.date.available 2019-08-18
dc.date.available 2019-08-18T21:50:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Questões ambientais pt_BR
dc.subject Consumo consciente pt_BR
dc.subject Comportamento dos consumidores pt_BR
dc.subject Environmental issues pt_BR
dc.subject Conscious consumption pt_BR
dc.subject Consumer behavior pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Julian Marcely Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conscious consumption: a study on the behavior of the teachers of the Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina. 2012. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta