dc.contributor.advisor1 |
ABRANTES, Luciene Alencar Firmo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ABRANTES, L.A.F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, H.S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Jaqueline Guimarães. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, J.G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0254764141560838 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A padronização faz parte do cotidiano da humanidade há milhares de anos, embora nem sempre
haja sido realizada de maneira consciente. Concomitantemente, o controle apresenta-se como
fator crucial de fundamental importância para as organizações. Este estudo visa analisar as
influências da padronização por meio do Sistema de Avaliação da Produtividade (SAP) nos
CORREIOS e nas atividades dos carteiros no CDD (Centro de Distribuição Domiciliária)
Campina Grande. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso, apresenta abordagem
qualitativa e quantitativa e se caracteriza como exploratória e descritiva. Foi observado através
do posicionamento dos gestores que o SAP trouxe melhorias para o CDD, pois passou a haver
uma melhor quantificação dos resultados da produção individual de cada carteiro, um melhor
monitoramento e a equipe de trabalho passou a desempenhar suas atividades de forma mais
concentrada. Os carteiros em sua maioria se posicionaram avessos ao SAP e demonstraram ter
pouca disponibilidade para assimilar os sistemas implantados pela empresa. Quanto à
padronização pode-se concluir, tanto pelo posicionamento dos gestores quanto dos carteiros,
que ela exerce influência positiva para a empresa e para o trabalho dos funcionários, pois
proporciona ganho de tempo e melhorias nos fluxos internos de trabalho, como também uma
maior organização no setor de trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Padronização e controle: um estudo de caso nos Correios de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
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dc.description.abstract |
The standardization is part of our common everyday for thousands of years, though not always
been carried out consciously. At the same time, the control is presented as crucial factor of
fundamental importance for organizations. The present work is a study to assess the influence
of standardization through the Productivity Control System (SAP) in the context of Posts and
performance of postmen in CDD (Domiciliary Distribution Center) Campina Grande. This
research it is a case study presents qualitative and quantitative approach and is characterized as
exploratory and descriptive. It was observed by positioning the managers that SAP has brought
improvements to the CDD because they will be a better quantification of the results of the
individual production of each postman, better monitoring and the work team came to play its
most concentrated form of activities. Postmen mostly positioned themselves averse SAP and
have demonstrated little willingness to assimilate the systems implemented by the company.
The standardization can be concluded both by the position of managers, as the postmen, it exerts
positive influence for the company and for the work of employees, it provides time savings and
improvements in internal workflows, but also a larger organization the labor sector |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5944 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-18T22:38:59Z |
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dc.date.available |
2019-08-18 |
|
dc.date.available |
2019-08-18T22:38:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Padronização |
pt_BR |
dc.subject |
SAP |
pt_BR |
dc.subject |
Correios |
pt_BR |
dc.subject |
Standardization |
pt_BR |
dc.subject |
Post office |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Eliane Maria de Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Standardization and control: a case study in the Campina Grande Post Office. |
|
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Eliane Maria de Medeiros. Padronização e controle: um estudo de caso nos Correios de Campina Grande. 2015. 96f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5944 |
pt_BR |