dc.creator.ID |
SOUZA, G.P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9644312507165009 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Marielza Barbosa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, M.B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9911148381017689 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SIEBRA, S.S.B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1732301263739249 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA,V.M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com as constantes evoluções sofridas pelas organizações através dos tempos, tudo
que estava ao seu redor passou a ter também essa necessidade de evolução. E
com o departamento de Recursos Humanos não foi diferente, os gestores passaram
a enxergar os colaboradores com outros olhos e perceberam o quanto essa união
das organizações com os colaboradores poderia ser rentável para ambas as partes.
Uma das percepções dos gestores e pesquisadores foi em relação a competência. A
partir daí foi pensado em como utilizar das competências para fazer com que as
empresas e os colaboradores pudessem alcançar seus objetivos, chegando a
ferramentas que auxiliam os gestores. O objetivo do presente trabalho foi realizar a
aplicação da ferramenta Inventário Comportamental para Mapeamento de
Competências (ICMC) e relatar as etapas, seguindo o modelo de Leme (2008) na
Prospect Empresa Júnior de Administração da UFCG. A pesquisa caracteriza-se
como descritiva, utilizou a pesquisa ação e como instrumento de coleta de dados
dois questionários propostos por Leme (2008) e analisou os resultados sob uma
abordagem quanti-qualitativa. Com os resultados obtidos, percebeu-se que a
empresa tem uma boa percepção das competências necessárias para as suas
funções, no entanto, alguns desvios podem ser observados quanto a falta de
percepção da importância de competências chaves para determinados cargos.
Deve-se rever alguns requisitos que hoje são adotados para a posse de
determinados cargos, para assim facilitar na avaliação dos departamentos e se
chegar a resultados com mais precisão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03 |
|
dc.description.abstract |
With the constant evolution suffered by organizacions over time, all that was around
him also started to have this need for evolution. In Human Resources don’t went
different, managers started to see employees with different ways and realized how
this union with him could be profitable for both of them. One of the perceptions of
managers and researchers was in relation to competence. From there it was thought
of how to use the skills to make companies and employees could achieve their goals,
reaching tools that help managers. The objective of this study went to aplly the tool
Inventory Behavioral Competency Mapping (IBCM) and talk to the steps, following
the Leme’s model (2008) in Prospect Junior Enterprise of administracion. The
research is characterized as descriptive, used the lifting, was applied as data
collection instrument two questionnaires proposed by Leme (2008) and analyzed the
results in a quantitative and qualitative approach. With the results, realized that the
company has a good perception of the necessary skills for its functions, however,
some deviations can be seen as a lack of awareness of the importance of key
competencies for certain positions. It should be to review some requirements that are
now adopted for the possession of certain positions, so as to facilitate the evaluation
of departments and get the results more precision. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5950 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-18T23:39:10Z |
|
dc.date.available |
2019-08-18 |
|
dc.date.available |
2019-08-18T23:39:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos Humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Competências |
pt_BR |
dc.subject |
Mapeamento das competências |
pt_BR |
dc.subject |
Human Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Competency |
pt_BR |
dc.subject |
Competency mapping |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Gustavo Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Competency mapping: a case study at Prospect - UFCG Junior Administration Company. |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Gustavo Pereira de. Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG. 2015. 105f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5950 |
pt_BR |