DSpace/Manakin Repository

"Cajazeiras, a cidade que ensinou a Paraíba a ler": as contribuições da história de vida de professoras católicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6700772745805954 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, J. A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0692887895288943 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Israel Soares de.
dc.description.resumo Este trabalho teve a pretensão de analisar a história educacional de Cajazeiras/PB a partir da fala de professoras católicas, buscando entender o papel social dessas pessoas na formação educacional da região e reescrever a história oficial tentando identificar os “silêncios” da história contada e desconstruir as “verdades” conformadas. Tal objetivo parte de uma inquietação acerca de como a história dessa cidade é contada. Cajazeiras, localizada no alto sertão da Paraíba, é bem conhecida pelo valor educacional nela existente. Voltando um pouco na sua história, podemos observar grandes contribuições de educadores ligados à igreja católica, entre eles, o principal e considerado fundador da cidade: Padre Rolim. Porém, não podemos deixar de lado a existência de outros personagens que também forneceram suas contribuições. Por esse motivo, o trabalho se baseia em fontes como Burke (2005), Vidal (2005) e Sharpe (1992), que trazem contribuições acerca da escrita da história, além de Sousa (2018); Leitão (2000); Cunha (2000); Pires (1991), entre outros, que escrevem acerca da história da cidade de Cajazeiras. Foi utilizada, portanto, a abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo-explicativo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras católicas da região estudada. O estudo possibilitou recontar a história educacional da cidade, a partir das memórias das professoras, que trouxeram novos fatos advindos de suas realidades particulares com a educação da região e novos olhares acerca dessa história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title "Cajazeiras, a cidade que ensinou a Paraíba a ler": as contribuições da história de vida de professoras católicas. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-26
dc.description.abstract This work had the pretension to analyze the educational history of Cajazeiras- PB from the Catholic Teachers‟ speech, aiming to understand these people‟s social role in the educational formation of the region and rewrite the official history trying to identify the “silences” of the story that has been told and deconstruct the conformed “truth”. Such an objective starts from a restlessness about how the history of this city is told. Cajazeiras, located in the sertão of Paraíba, is well known for its educational value. Back in the history, we can notice educators‟ great contributions from Catholic Church, among them, the main and considerated the city founder: Padre Rolim. However, we cannot put aside other people‟s existence who also provided their contributions. For this reason, the work is based on sources such as Burke (2005), Vidal (2005) and Sharpe (1992), that bring contributions about writing history, also Sousa (2018); Leitão (2000); Cunha (2000); Pires (1991), among others, that wrote about the City history of Cajazeiras. Therefore, we used qualitative approach and exploratory, descriptive research, with semistructured interview as data collect instrument, we interviewed two Catholic teachers from the region. The study made the educational history of the city recounting possible, starting from the teachers‟ memories, which brought new facts arising their particular realities with this region education and new perspectives about the history. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5967
dc.date.accessioned 2019-08-19T13:57:58Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T13:57:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História educacional - Cajazeiras-PB pt_BR
dc.subject História educacional - Paraíba pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Professoras católicas pt_BR
dc.subject Educational History - Cajazeiras-PB pt_BR
dc.subject Educational History - Paraíba pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Catholic teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Andréa Pereira do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Cajazeiras, the city that taught Paraíba to read": the contributions of the life story of Catholic teachers. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, André Pereira do."Cajazeiras, a cidade que ensinou a Paraíba a ler": as contribuições da história de vida de professoras católicas. 2018. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta