DSpace/Manakin Repository

As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, S. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5800068216891222 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Joseane Abílio.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objeto de estudo, as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Objetivando analisar as concepções de jogos que o/a professor/a do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal pública têm para o ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Trazendo como problema central da pesquisa: Qual/is a/s concepção/ões que os/as professores/as têm de jogos e se utilizam desta ferramenta pedagógica nas aulas de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Santa Helena – PB? Para tanto, a pesquisa se caracterizou predominantemente qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foram aplicadas para duas professoras no 5° ano do Ensino Fundamental, da escola pesquisada. Posteriormente, os dados foram examinados a partir da análise de conteúdo, sendo observáveis as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Os resultados da pesquisa ainda revelam momentos restritos em relação à utilização dos jogos como recurso metodológico quanto à prática pedagógica das professoras participantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-31
dc.description.abstract The presente work it has as study object, the games contributions in the process of teaching- learning of Math Education. Aiming to analyse the games conceptions that the teacher of 5th grade of a public school in the municipal network has to the teaching-learning of Math Education. Bringing as main problem of the search what/ which are the conseption/s that the teacher/s has/have of games and if they use this pedagogic tool in the Math classes in the 5th grade of Elementary School of a public school in the municipal network of Santa Helena-PB? Therefore, the search was predominantly qualitative, by means of a camp search, having the observation and the semi structured interview as instrumento of data colection, that were applied to two teachers of 5th grade of Elementary School of the researched school. Posteriorly, the data were encamined from a contente analysis, being obserbable the games contributions in the processo of teaching-learning of Math Education. The search results still reveal restricted moments with regard to the use of games of methodological resource regarding the pedagogical practice of the participating teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5971
dc.date.accessioned 2019-08-19T14:19:53Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T14:19:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Math teaching pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Educação matemática
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Samanta Dias do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of games to mathematics education in the 5th grade of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Samanta Dias do. As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental. 2018. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta