DSpace/Manakin Repository

O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEITE, A. C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9022985846799866 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 ATAÍDE, José Irelânio Leite de.
dc.contributor.referee3 FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.leite
dc.description.resumo Este trabalho foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Roberto Leal (nome fictício), localizada no Centro S/N, município de Sumé-PB. Para organizar nossa abordagem nos respaldamos em teóricos na área da gestão.No período de dois (02) meses realizamos a pesquisa com o objetivo de analisar o papel da gestão escolar na organização, desenvolvimento e participação nas atividades que envolvem o fazer pedagógico da escola, buscando para tanto, identificar as contribuições do gestor na parceria com a coordenação pedagógica para realizar a gestão de uma escola da zona urbana, mas, que atende a uma grande porcentagem de educandos oriundos da zona rural. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, onde utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista. A análise dos dados foram sistematizadas por categorias prévias selecionadas, as quais foram: Participação na sistematização de projetos pedagógicos; Organização das atividades entre outras tarefas do fazer pedagógico da escola; e por fim, relação do gestor e coordenação pedagógica no que compreende a parceria na execução do fazer escolar. A partir dos resultados verificamos que o fazer pedagógico do gestor na organização para que as tarefas escolares aconteçam com êxito, sempre se dispondo a ser ajudada no que diz respeito à gestão escolar, seja de uma reunião, de um atendimento aos pais até mesmo nos maiores eventos que a escola realiza, assim aprendemos muito com essa forma de direcionar os trabalhos da escola, de forma que todos agindo assim possibilitam para que os demais participem e construam suas reflexões e percepções sobre a maneira organizacional com uma gestão participativa, consequentemente, democrática. Sendo assim, consideramos que este estudo possibilitou conhecer a realidade em que se encontra inserido o gestor escolar, sobretudo no que diz respeito a sua participação no desenvolvimento e organização e do trabalho pedagógico. Mais ainda, acreditamos em possibilidades de continuidade de estudos dessa natureza para discutir a gestão das escolas do Cariri Paraibano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This work was developed in the Municipal Unity of Education Roberto Leal, located at downtown in the city of Sumé, Paraíba, Brazil. To our approach organization we were supported by renowned theoreticals, during the period of two (2) months in loco, with the finality of analyzing the function of the school management in the organization, development and participation on the activities that envolves the pedagogical practice of the school, in the pursuit of identifying the contributions of the manager in the framework of the pedagogical activities and the relationship of this professional with the pedagogical coordination of a school in the city, but also attending to a large percentage of students coming from countryside. The methodology sought verifying the participation of the school manager during the moments of planning with the pedagogical team of the school; Identify the contributions of the manager with the pedagogical coordination during the systematization of projects, activities organization, and also another tasks on the pedagogical practice of the school; knowing how the relationship between the manager and the pedagogical coordination with the partnership on the implementation of the school‟s pedagogy. The analysis where systematized by previous categories, and it was: Participation in the pedagogical projects‟ systematization; Organization of activities and another tasks of the pedagogical practices, and finally, the relationship between the manager and the pedagogical coordination, comprising the partnership in the implementing of the school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972
dc.date.accessioned 2019-08-19T14:24:26Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T14:24:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.subject Fazer pedagógico pt_BR
dc.subject Organização pt_BR
dc.subject Participação pt_BR
dc.subject Planejamento escolar pt_BR
dc.subject Management   pt_BR
dc.subject Pedagogical   pt_BR
dc.subject Organization   pt_BR
dc.subject Participation   pt_BR
dc.subject School planning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Ana Cláudia Galdino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The role of management in the pedagogical organization of a municipal education unit in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Ana Cláudia Galdino. O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB. 2013. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta