DSpace/Manakin Repository

A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5847252922262112 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.araujo
dc.description.resumo O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo referenciada em pressupostos teóricos relacionados à gestão escolar do campo, e por sua vez, nosso objeto de estudo retrata a realidade vivenciada por este tipo de gestão. Para tanto, tomamos como referência para análise a escola Municipal Arnaldo Tavares, situada na zona rural do município de Sumé/PB, cujo sistema de ensino se faz em salas multisseriadas e a professora acumula também a função de gestora. A análise do trabalho se baseia em coletas de dados presenciais em sala de aula, bem como na entrevista com a própria professora. Neste sentido, é elencada uma série de problemas que as escolas do campo hoje enfrentam. Tais como: falta de uma equipe de gestão escolar, com diretores, secretários e coordenação pedagógica das escolas, o que impossibilita que tenha mais tempo para as tarefas especifica da docência, como: planejamento, elaboração de material didático e acompanhamento individualizado. O pouco espaço físico e mal utilizado nas escolas com salas multisseriadas recebem alunos de faixa etária diferentes, ocasionando dispersões e pouca concentração da turma etc. O trabalho está dividido em três capítulos que apresentam os objetivos, descrição do campo da pesquisa, embasamentos teóricos relacionados com as análises do material pesquisado e os resultados obtidos. Consideramos que este trabalho traz contribuições para refletir sobre a gestão escolar do campo considerando a qualidade das turmas multisseriadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The present paper is the result of a field research referenced in theoretical premises related to school management in the countryside, and on the other hand, our object of study portrays the reality lived by this kind of management. For that, we have taken as a reference to the analysis the Municipal School Arnaldo Tavares, located in the rural area in the city of Sumé/PB, whose teaching system is made in multi-year classes and the teacher also accumulates the function of manager. The analysis of the work is based on presential data collections in the classroom, as well as on the interview with the teacher herself. In this sense, is listed a series of problems that the countryside schools face nowadays. Such as: lack of a school management team, with directors, secretaries and pedagogical coordination of the schools, which makes it impossible to have more time for the specific teaching tasks, as: planning, elaboration of didactic material and individualized monitoring. The little and misused physical space in the schools withmulti-year classes receive students from different ages, leading to dispersions and low concentration of class etc. The study is divided into three chapters that present the objectives, description of the research field, theoretical grounds related to the analysis of the researched material and the obtained results. We consider that this paper brings contributions on reflecting about the Countryside school management considering the quality of the multi-year classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973
dc.date.accessioned 2019-08-19T14:30:13Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T14:30:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Organização e gestão escolar pt_BR
dc.subject Escola do Campo pt_BR
dc.subject Dramaturgia paraibana pt_BR
dc.subject Sala de aula multisseriada pt_BR
dc.subject Field education   pt_BR
dc.subject School organization and management   pt_BR
dc.subject Country school   pt_BR
dc.subject Paraíba playwriting   pt_BR
dc.subject Multigrade classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Aurinete de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The management of the multi - serial rural schools in the city of Sumé - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Aurinete de Melo. A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB. 2013. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta