Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9065348861670803 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, B. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida.
dc.description.resumo O presente estudo intituladoBullying na escola: um olhar introdutório teve como objetivo geral discutir as manifestações do fenômeno bullyingno cotidiano escolar. A escolha da temática se deu a partir do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, onde foi possível observar que a prática dobullying se faz presente entre as crianças. Tomamos o cuidado de observar com rigor pois nem toda brincadeira pode ser considerada bullying, mesmo tendo esse cuidado percebemos sua incidência com comportamentos perpassados por agressividade, insultos, discriminação e exclusão da criança alvo, ocorrendo aparentemente sem uma motivação específica. Apesar da visibilidade recente em torno dessa questão, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores internos da escola tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, como também de fatores externos à escola, a saber: desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos e excesso de tolerância. O percurso metodológico utilizado foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema bullying, realização de entrevista semiestruturada com 03 (três) docentes, 02 (duas) coordenadoras e 02 (duas) gestores de uma Escola Municipal de Sousa/PB. Essa investigação se caracterizou como sendo de caráter qualitativo e exploratório. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Bullying na escola: um olhar introdutório. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-04
dc.description.abstract This study titled Bullying at school: an introductory look aimed to discuss the manifestations of bullying phenomenon in everyday school life. The choice of the theme was given from the Supervised Internship in early childhood education, where it was observed that bullying is present among children. We take care to watch carefully because not every play can be considered bullying, even though this care realize its incidence with perpassados behavior for aggression, insults, discrimination and exclusion of the target child, apparently occurring without specific motivation. Despite the recent visibility around this question, this phenomenon is not new to the school and its manifestation can be influenced by some school internal factors such as school climate, interpersonal relationships among students and between teacher and student, as well as factors outside the school, such as: family breakdown, lack of affective relationship, ill-treatment and excessive tolerance. The methodological approach used was constructed from a literature search on the subject of bullying, carrying out semi-structured interviews with 03 (two) teachers, 02 (two) coordinators and 03 (three) managers of a Municipal School of Sousa / PB. This research is characterized as qualitative and exploratory. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975
dc.date.accessioned 2019-08-19T15:03:52Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T15:03:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Educational psychology pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Miléria Abrantes do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Bullying at school: an introductory look. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Miléria Abrantes do Bullying na escola: um olhar introdutório. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta