DSpace/Manakin Repository

Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/3170999703630746 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3170999703630746 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SILVA, Geranilde Costa e.
dc.contributor.advisor2ID SILVA, G. C. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/3118237950456062 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.description.resumo O presente estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as concepções de Avaliação da Aprendizagem, dos alunos do 1° e 7° semestre do curso de Pedagogia da UFCG- Campus de Cajazeiras (PB). Para tanto também me interessei também em saber até que ponto esse modo de pensar, dos estudantes, a Avaliação da Aprendizagem era semelhante, ou não. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como propósito conhecer as crenças, valores, concepções, em fim os sentimentos mais íntimos que esses estudantes portavam sobre o tema da avaliação. O referido trabalho tem a seguinte estrutura: 1- metodologia - apresento as etapas de desenvolvimento desse estudo e os principais autores utilizados sobre o tema em questão; 2- exponho aspectos da minha vida pessoal e escolar que justificam o meu interesse em pesquisar sobre tema da Avaliação da aprendizagem, relacionando-os aos pensamentos de autores como Luckesi (2000), Libâneo (1994) Perini (2006), etc.; 3- cito o pensamento de Jussara Hoffmann (2001, 2005) e outros autores sobre o tema da Avaliação da Aprendizagem, bem como destaco os dispositivos criados pelo Governo Federal, para intervir diretamente no processo educacional da Educação Básica e do Ensino Superior; 4- Apresento o pensamento dos estudantes do 1° e 7° semestre, quanto ao tema da Avaliação da Aprendizagem, e faço as análises dos dados. Por meio desse estudo foi possível evidenciar que os alunos do 1° período compreendem o tema da Avaliação da Aprendizagem como uma ação pedagógica voltada à medição do conhecimento, tendo como principal instrumento aplicação de provas objetivas. Já as docentes do 7° demonstram que têm uma concepção sobre o referido tema a partir de autores estudados dentro do curso de Pedagogia, ou seja, entendem a Avaliação da Aprendizagem como processo mediado pela ação docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB). pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The present qualitative research aims to identify and analyze the conceptions of Learning Assessment of the students enrolled in the first and seventh terms of the Education Course at UFCG, Campus of Cajazeiras – PB, also intending to identify their beliefs, values and ideologies, to check if their thinking on the theme had similarities or not. I present how the work was developed and the main authors who discuss the theme in focus. Second, I expose some personal aspects which justify my interest to develop the research on the assessment of learning based on authors such as Luckesi (2000), Libâneo (1994) and Perini. Third, I quote the thought of Jussara Hoffmann (2001, 2005) and other authors on Learning Assessment. In this chapter I also highlight the devices by the Federal Government to intervene directly in the educational process in the Basic and Higher Education. Forth, I present the analyses and what the subjects of the research think of Learning Assessment. This study revealed that the students enrolled in the first term of the Education Course at UFCG, Campus of Cajazeiras – PB, consider the Learning Assessment as being a pedagogical action directed to the measurement of knowledge, having the objective test as the main instrument to get it. On the other hand, for the students of the seventh term, based on the authors studied during the course, the Learning Assessment is a process mediated by the teaching action. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5979
dc.date.accessioned 2019-08-19T16:16:58Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T16:16:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Alunos do curso de Pedagogia pt_BR
dc.subject Formação dos professores pt_BR
dc.subject Learning Assessment pt_BR
dc.subject Pedagogy students pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation concepts of the students of the pedagogy course, 1st and 7th semester, UFCG, campus Cajazeiras (PB). pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do. Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB). 2014. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta