dc.creator.ID |
ROCHA, H.M.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VASCONCELOS, Patrício Henrique de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VASCONCELOS, P.H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0134827478958758 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Alcione Lino de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, A.L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0625272248855862 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Geovaneto Vilar. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, G.V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5729754274613215 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Atualmente o meio empresarial está em constante desenvolvimento, devido à globalização, o
livre comércio e principalmente o avanço tecnológico. O interesse pela qualidade na prestação
dos serviços está crescendo em todo o mundo. Os administradores buscam a qualidade dos
produtos, da prestação de serviços e da organização como um todo. O aumento da
concorrência, o crescimento das organizações empresariais e das exigências do cliente, têm
motivado mudanças no meio empresarial, as empresas e organizações em todo o mundo estão
implementando extensos programas de qualidade. O trabalho tem como objetivo avaliar o
nível de satisfação dos clientes externos com relação à qualidade dos serviços prestados pelos
colaboradores da Renovação de Pneus Borborema Ltda. Trata-se de um estudo de caso,
acompanhado de pesquisa descritiva, bibliográfica e quantitativa. O estudo foi realizado no
âmbito interno da organização, envolvendo um universo de 31 (trinta e um) entrevistados.
Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário contendo 29 (vinte e nove)
questões, sendo 07 (sete) referentes ao perfil dos colaboradores, 21 (vinte e uma) relacionadas
à qualidade em serviços e 01 (uma) referente a sugestões. Os resultados obtidos
demonstraram que em todos indicadores da qualidade de serviços houve “concordância”;
assim, segundo os entrevistados, a qualidade em serviços na Renovação de Pneus Borborema
Ltda. foi considerada ótima. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Curso de Administração |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de serviços: a percepção dos clientes da empresa renovação de Pneus Borborema Ltda. sobre a qualidade dos serviços oferecidos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.description.abstract |
Now the business way is in constant development, due to the globalization, the free trade and
mainly the technological progress. The interest for the quality in the installment of the
services is growing all over the world. The administrators look for the quality of the products,
of the services rendered and of the organization as a completely. The increase of the
competition, the growth of the business organizations and of the customer's demands, they
have been motivating changes in the business way, the companies and organizations all over
the world are implementing extensive quality programs. The work has as objective evaluates
the level of the external customers' satisfaction regarding the quality of the services rendered
by the collaborators of Pneus Borborema's Renewal Ltd. it is Treated of a case study,
accompanied of research descriptive, bibliographical and quantitative. The study was
accomplished in the internal extent of the organization, involving a universe of 31 (thirty one)
interviewees. As research instrument, a questionnaire was used containing 29 (twenty nine)
subjects, being 07 (seven) regarding the collaborators' profile, 21 (twenty one) related to the
quality in services and 01 (one) regarding suggestions. The obtained results demonstrated that
in all indicators of the quality of services there was "agreement"; like this, according to the
interviewees, the quality in services in Pneus Borborema's Renewal Ltd. it was considered
great. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5980 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-19T16:24:47Z |
|
dc.date.available |
2019-08-19 |
|
dc.date.available |
2019-08-19T16:24:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade em Serviços |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade Subjetiva |
pt_BR |
dc.subject |
Objetiva |
pt_BR |
dc.subject |
Quality |
pt_BR |
dc.subject |
Quality in Services |
pt_BR |
dc.subject |
Subjective |
pt_BR |
dc.subject |
Objective quality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Hélio Maximino Cardoso. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Service management: customer perception of tire renewal company Borborema Ltda. regarding the quality of services offered. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Hélio Maximino Cardoso. Gestão de serviços: a percepção dos clientes da empresa Renovação de Pneus Borborema Ltda. sobre a qualidade dos serviços oferecidos. 2008. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5980 |
pt_BR |