DSpace/Manakin Repository

Violência sexual: entendimentos e inconclusões.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, I. R. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6021339067869158 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 GARCIA, Sônia Cardoso Moreira.
dc.contributor.referee2 MITHIDIERI, Otávio Barreiros.
dc.description.resumo O presente estudo visa discutir o impacto da violência sexual no desenvolvimento no processo de aprendizagem em estudantes universitários, a partir da revisão bibliográfica. Pautaremos nos principais autores com o objetivo de descrever o estado do conhecimento acerca da violência sexual e seus reflexos com o processo de aprendizagem em universitários. O trabalho procura explorar o conceito de infância a partir dos escritos de Freud em que os elementos implícitos ou explicitamente, apresentados, como elemento definidor da estrutura psíquica do sujeito – a aprendizagem, possam ser descritos. Na abordagem do tema procurar-se-á, primeiramente, verificar a presença do conceito de violência sexual, na literatura para buscar os indícios de sua relação com a aprendizagem de universitários. Para tanto, serão selecionados textos contemporâneos, entre livros e artigos, em que o tema é discutido. No momento seguinte, procurar-se-á definir o conceito de violência sexual enquanto elemento constituinte do inconsciente para em seguida demonstrar como, no âmbito da teoria, é vista a relação entre este conceito numa perspectiva de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Violência sexual: entendimentos e inconclusões. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-12
dc.description.abstract The present study aims to discuss the impact of sexual violence on development in the learning process in university students, based on the bibliographic review. We will present the main authors with the objective of describing the state of knowledge about sexual violence and its reflexes with the learning process in university students. The work seeks to explore the concept of childhood from the writings of Freud in which the elements implicitly or explicitly presented as a defining element of the subject's psychic structure - learning, can be described. In the approach of the theme we will first try to verify the presence of the concept of sexual violence in the literature to look for the indications of its relation with the learning of university students. For that, contemporary texts will be selected, between books and articles, in which the theme is discussed. In the next moment, we will try to define the concept of sexual violence as a constituent element of the unconscious and then demonstrate how, within the framework of theory, the relation between this concept in a learning perspective is seen. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5985
dc.date.accessioned 2019-08-19T16:45:39Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T16:45:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Violência sexual - infância pt_BR
dc.subject Infância - conceito - escritos de Freud pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Sexual Violence - Childhood pt_BR
dc.subject Childhood - Concept - Freud Writings pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Ianne Ribeiro Gomes do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sexual violence: understandings and inconclusions. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Ianne Ribeiro Gomes do. Violência sexual: entendimentos e inconclusões. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta