DSpace/Manakin Repository

Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, A. C. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.description.resumo A sexualidade é um tema bastante complexo, que é fortemente influenciado pelo meio social do sujeito. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar a concepção de pais e professores sobre a inclusão da orientação sexual nas escolas. Desenvolvemos uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa e de campo. Nossa população foi pais e professores do ensino fundamental da Cidade de Cajazeiras. A amostra foi formada por 07 professores de uma escola municipal e 25 pais dos alunos da referida escola. Foram utilizados questionários de pesquisa como instrumentos de coleta de dados e a análise dos mesmos foi organizada buscando perceber os aspectos e os sentidos nas falas dos professores e dos pais pesquisados. Os dados levantados mostram a importância da orientação sexual no contexto escolar como forma de esclarecer e estimular a reflexão do professor e dos pais sobre questões relacionadas à sexualidade. Os dados obtidos foram apresentados em forma de quadros e gráfico e relatados de forma descritiva. De maneira geral podemos concluir que ainda existe um grande tabu por parte de alguns professores e pais em falar sobre sexualidade com as crianças e adolescentes e que os professores, por nós entrevistados, não estão preparados para abordar o assunto com seus alunos. Os pais e professoras associam a sexualidade dos filhos e alunos as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce e consideram a orientação sexual na escola muito importante. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-13
dc.description.abstract Sexuality is a very complex issue that involves the subject’s social environment and that is strongly influenced by it. The objective of this study was to analyze the concept of parents and teachers about the inclusion of sexual orientation in schools. We developed a descriptive, field, qualitative and quantitative research. Our population was parents and teachers of elementary school from Cajazeiras – PB. The sample consisted of 7 teachers of a public school and 25 students’ parents from that same school. We used survey questionnaires as instruments for data collection and their examination was organized seeking to realize the aspects and meanings in the words of teachers and parents who were surveyed. Collected data show us the importance of sexual orientation in the school context as a way to clarify and encourage teachers and parents’ reflection on issues related to sexuality. We presented data in tables and graphics then we reported them descriptively. We discussed the way how teachers and parents deal with issues related to sexuality in an appropriate way to their stage of development. In general, we can conclude that there is still a big taboo by some teachers and parents who avoid talking about sexuality to their children and teenagers; we also concluded that the teachers we have interviewed are not prepared to address the sexuality issue with their students. Parents and teachers associate their children and students’ sexuality to sexually transmitted diseases and teenage pregnancy and they think sexual orientation is a very important issue to be discussed at school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5987
dc.date.accessioned 2019-08-19T17:01:23Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T17:01:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Sex education pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Lucivania Crispim do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sexual orientation in schools: conceptions of parents and teachers. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Lucivania Crispim do. Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores. 2015. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta