DSpace/Manakin Repository

Corrupção: análise do fenômeno a partir de estudantes do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAVALCANTE, J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9500246011609551 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, S. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
dc.contributor.referee2 MOURA, Pablo Thiago Correia de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.cavalcante
dc.description.resumo A presente monografia objetivou impetrar uma análise sobre o fenômeno da corrupção. Para tanto, partimos inicialmente de uma investigação realizada por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa com análise de discurso, na qual buscávamos percebera representação social que os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio na Cidade de Serra Branca-PB, têm sobre o referido tema. Também foi nossa intenção apontar o conceito de corrupção e seus significados no imaginário brasileiro, bem como, observarmos algumas práticas da corrupção entre os alunos do Ensino Médio. Abordamos, portanto o Tema desde sua origem, a forma como ela se disseminou rapidamente pelo país a partir da colonização, destacando o patrimonialismo e a cordialidade do homem brasileiro como havendo sido um terreno fértil para tal disseminação. Discorremos também sobre o que Leonardo Avritzer chama de naturalização e sensação de invencibilidade que têm alguns autores sobre a corrupção, e ainda sobre a degradação que segundo Avritzer e outros pensadores esta prática provoca na credibilidade das instituições e consequentemente na manutenção e consolidação do processo democrático. O resultado aponta que embora haja certo conhecimento por parte dos alunos sobre o referido tema, este é ainda muito incipiente. Observou-se também que para boa parte deles permanece ainda aquela ideia de relacionar à corrupção apenas à política e aos políticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Corrupção: análise do fenômeno a partir de estudantes do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This thesis aimed to petition for an analysis of the phenomenon of corruption. The starting point was initially an investigation by means of qualitative and quantitative research with discourse analysis, in which we sought to realize the social representations that the students of the State School of Elementary and Secondary Education Senator Joseph Gaudêncio in the City of Sierra White-PB have on the said topic. It was also our intention to point out the concept of corruption and their meanings in Brazilian imagination, as well as observe some practices of corruption among high school students. Approach, so the topic from its origin, how it has spread rapidly across the country since colonization, highlighting patrimonialism and warmth of the Brazilian man as having been a fertile ground for such dissemination. Also we discus about what Leonardo Avritzer called naturalization and feeling of invincibility that some authors have about corruption, and also on the second Avritzer degradation and other thinkers this practice causes the credibility of institutions and consequently the maintenance and consolidation of the democratic process. The result shows that although there is certain knowledge by the students on the said topic, this is still very incipient. It was also observed that for most of them is still that idea of corruption relate only to politics and politicians. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5993
dc.date.accessioned 2019-08-19T18:26:47Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T18:26:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Corrupção pt_BR
dc.subject Representação social pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.subject Corruption pt_BR
dc.subject Social representation pt_BR
dc.subject Democracy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Josinaldo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Corruption: analysis of the phenomenon from high school students. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Josinaldo. Corrupção: análise do fenômeno a partir de estudantes do ensino médio. 2013. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5993 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta