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A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.

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dc.creator.ID NASCIMENTO, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee1 ATAÍDE, José Irelânio Leite de.
dc.contributor.referee2 FURTADO, Quezia Vila Flor.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.nascimento
dc.description.resumo Este trabalho foi desenvolvido em uma escola do campo, localizada na zona rural do município de Amparo, estado da Paraíba, região nordeste brasileira inserida na comunidade de Lagoa do Meio. Para organizar nossa abordagem nos respaldamos dos teóricos que tratam das concepções de gestão no que compete ao trabalho pedagógico e administrativo. No período de dois (02) meses realizamos a pesquisa com o objetivo de conhecer e analisar a prática da gestão nos âmbitos pedagógicos e administrativos numa escola do campo. A metodologia adotada foi o estudo de natureza qualitativa que está ligado diretamente com o trabalho de campo, após tabulação e categorização dos dados da análise de conteúdo, partindo das observações para levantamento de informações a respeito da gestão escolar, a partir da entrevista sobre a prática da gestora nos processos de decisões administrativos do espaço escolar. Os resultados do trabalho da pesquisa nortearam as questões administrativas e pedagógicas da gestora da escola, considerando que esta pesquisa contribuiu para abrir novas discussões em torno das atividades da gestão, no que compete ao trabalho democrático participativo em decorrência de ter muitos debates com relação à gestão escolar. Sendo assim, consideramos que este estudo possibilitou conhecer a realidade da escola do campo em que se encontra inserido o gestor escolar, sobretudo no que diz respeito a sua contribuição no fazer pedagógico e administrativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5998
dc.date.accessioned 2019-08-19T19:36:38Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T19:36:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Atividades administrativa e pedagógica pt_BR
dc.subject Country School pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Administrative and educational activities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Iara Soares do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The managerial practice at Escola do Campo in the city of Amparo-PB. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Iara Soares do. A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB. 2013. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5998 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo fue desarrollado en la Escuela del campo, ubicada en la zona rural de la ciudad de Amparo, estado de Paraíba, región Nordeste brasileña, inserida en la comunidad de Lagoa do Meio. Para organizar nuestro abordaje nos respaldamos de los teóricos que tratan de las concepciones de gestión en el que compete al trabajo pedagógico y administrativo. En el período de dos (02) meses realizamos la pesquisa con el objetivo de conocer y analizar la práctica de la gestión en los ámbitos pedagógicos y administrativos en una escuela de campo. La metodología adoptada fue el estudio de naturaleza cualitativa que está conectado directamente con el trabajo de campo, después de tabulación y categorización de los datos de la análisis del contenido, empezando por las observaciones hacia los levantamientos de informaciones a respeto de la gestión escolar, a partir de encuestas acerca de la práctica de la gestora en los procesos de decisiones administrativos del espacio escolar. Los resultados del trabajo de la pesquisa nortearon las cuestiones administrativas y pedagógicas de la gestora de la escuela, considerando que esta pesquisa contribuyó para abrir nuevas decisiones acerca de las actividades de la gestión, en lo que compete al trabajo democrático participativo en recurrencia de tener muchos debates relacionados a la gestión escolar. Siendo así, consideramos que este estudio posibilitó conocer la realidad de la escuela de campo en que se encuentra inserido el gestor escolar, sobre todo en lo que di respecto a su contribución en el hacer pedagógico y administrativo. pt_BR


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