DSpace/Manakin Repository

Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAMOS, A. A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1012768029152569 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramos
dc.description.resumo Esta pesquisa voltada para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. Neste sentindo, o PIBID, visa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo para o meio profissional docente. Nessa perspectiva, a pesquisa intitulada, “Contribuições do PIBID para a Formação Docente: a perspectiva das bolsistas de licenciatura em educação do campo” tem por objetivo geral de verificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa sobre as contribuições do PIBID para a formação docente diante da perspectiva das bolsistas de licenciatura em Educação do Campo, verificou-se que o PIBID proporciona a possibilidade de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, oportunizando a implementação de metodologias inovadoras, nas diferentes áreas do conhecimento de maneira a possibilitar a construção de conhecimentos a partir da experiência contextual mais próxima ao mundo vivido pelos alunos da educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-20
dc.description.abstract This research aimed at the educational scope focuses on the contribution of PIBID to the Degree Course in Countryside Education in the perspective of the scholarship holders. In this sense, PIBID aims to foster the initiation to teaching of students from CDSA-UFCG and prepare the students of the Degree Course in Countryside Education for the teaching professional environment. In this perspective, the research entitled “Contributions of PIBID to Teacher Training: the perspective of scholarship holders of the Degree Course in Countryside Education” has as its main goal to verify the contributions of PIBID in the process of students’ formation in the Degree Course in Countryside Education, in the conception of the scholarship holders. In this research, we have made use of qualitative research premises. This way, in the first stage of the research we have made a bibliographical review and in the second stage we have realized the field research. Through the exposed during this study about the contributions of PIBID to teacher training at the prospect of the scholarship holders from Countryside Education Degree, we have verified that PIBID provides the possibility of anticipating the link between the future teachers and the classrooms of public schools, providing opportunities for the implementation of innovative methodologies, in the different areas of knowledge in order to enable knowledge construction from the contextual experience closest to the world lived by the basic education students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003
dc.date.accessioned 2019-08-19T20:59:47Z
dc.date.available 2019-08-19
dc.date.available 2019-08-19T20:59:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo - PIBID pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject Rural Education - PIBID pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Teaching Initiation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative PIBID contributions to teacher education: the perspective of undergraduate scholarship holders in Rural Education. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, Andréa Augusta de Morais. Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. 2013. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta