DSpace/Manakin Repository

Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, I. U. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4891587870049428 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Valéria.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5509137180497366 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Duílio Pereira da Cunha.
dc.contributor.referee2 GOMES, Almir Anacleto de Araújo
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.gomes
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como fio condutor o quadro de carência em relação à leitura e sua prática nas escolas de Ensino Fundamental no país em especial no que se refere à leitura literária. Com o objetivo de se diagnosticar tal carência especificamente em relação ao gênero dramático, como há de se obter novas possibilidades de leitura literária na sala de aula, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri, tendo como foco a leitura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuja dramaturgia discute e reinventa a realidade sociocultural do Nordeste brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-26
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009
dc.date.accessioned 2019-08-20T10:06:06Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T10:06:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Texto dramático pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Dramaturgia paraibana pt_BR
dc.subject Dramatic text   pt_BR
dc.subject Field education   pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Paraíba playwriting pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Inácia Uênia Dionizio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From Stage to Classroom: Reading the dramatic text at the country school. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. 2013. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009 pt_BR
dc.description.resumen La presente pesquisa tiene como hilo conductor el cuadro de carencia en relación a la lectura y su práctica en las escuelas de Enseñanza Fundamental en el país, en especial en lo que se refiere a la lectura literaria. Con el objetivo de diagnosticarse tal carencia específicamente en relación a lo género dramático, como también de desarrollarse nuevas posibilidades de lectura literaria en aula de clase, fue desarrollada una experiencia de lectura junto a los alumnos del 9º Año de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, ubicada en la ciudad de São João do Cariri-PB, teniendo como foco la lectura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuya dramaturgia discute y reinventa la realidad sociocultural del Nordeste Brasileño. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta