DSpace/Manakin Repository

As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9042061744691403 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.contributor.advisor1ID FURTADO, Q. V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795834940015902 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva5
dc.description.resumo O referido trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos para terem acesso ao Ensino Superior, em que buscamos verificar os motivos apresentados pelos ex-alunos da EJA por não darem continuidade a seus estudos e refletir os aspectos que podem contribuir com o seu ingresso nas universidades. Para isto utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e utilizamos questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 05 ex-alunos da EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio que está localizada no município de Serra Branca – PB. Os resultados da pesquisa mostraram que a organização pedagógica da EJA não contribui com acesso dos estudantes ao ensino superior mostrando a necessidade de que a prática educativa seja revista a fim de motivar cada vez mais os jovens e adultos às universidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017
dc.date.accessioned 2019-08-20T10:49:55Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T10:49:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Organização pedagógica pt_BR
dc.subject Youth and adult education   pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Pedagogical organization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria da Guia da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Difficulties in access for EJA students to higher education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria da Guia da. As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior. 2013. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017 pt_BR
dc.description.resumen El referido trabajo tiene como objetivo identificar las dificultades de los Estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos para acceder a la Enseñanza Superior, en el que buscamos verificar los motivos presentados por los ex alumnos de la EJA por no seguir con sus estudios y reflejar los aspectos que pueden contribuir con su ingreso en las universidades. Para ello utilizamos como metodología la investigación cualitativa y utilizamos cuestionario como instrumento de recolección de datos. Los sujetos de la investigación fueron los 05 ex alumnos de la EJA de la Escuela Estadual de Enseñanza Fundamental y Media Senador José Gaudêncio que está ubicada en la ciudad de Serra Branca- PB. Los resultados de la investigación mostraron que la organización pedagógica de la EJA no contribuye con el acceso de los estudiantes a la enseñanza superior mostrando la necesidad de que la práctica educativa se revise a fin de motivar cada vez más los jóvenes y adultos a las universidades. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta