DSpace/Manakin Repository

Qualidade dos serviços prestados por um shopping center: a percepção dos lojistas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARNEIRO, A. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5785330860820012 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOREIRA, Vinicius Farias
dc.contributor.advisor1ID MOREIRA, V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Darcon
dc.contributor.referee1ID SOUSA, D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Elmano Pontes
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI, E. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo teve como finalidade avaliar a qualidade do serviço prestado por um Shopping Center da cidade de Campina Grande – PB na perspectiva dos seus lojistas. No estudo, o Shopping foi chamado, de forma fictícia, de Borborema Parque Shopping. Os objetivos específicos do trabalho buscaram traçar um perfil dos lojistas do shopping estudado, aplicar a escala SERVQUAL para a avaliação das dimensões da qualidade do shopping, identificar os fatores considerados mais importantes pelos seus lojistas, identificar quais fatores precisam ser melhorados e quais precisam ser mantidos no shopping e identificar a visão da Gerência do Borborema Parque Shopping sobre o serviço prestado pelo shopping aos Lojistas. Dessa forma, a fundamentação teórica abordou temas que tratam da evolução dos serviços assim como suas definições e características, falando posteriormente sobre a evolução da qualidade de serviços e mais especificamente sobre o modelo dos GAPS e sobre o desenvolvimento do instrumento SERVQUAL e, por fim, fazendo um breve histórico sobre Shopping Centers, trazendo também alguns dados sobre o setor. Para conseguir atingir os objetivos supracitados, foi feito um estudo quantitativo e qualitativo através da aplicação de questionários que buscavam avaliar a expectativa e a percepção dos lojistas do Borborema Parque Shopping e a importância que os mesmos atribuem às características do serviço. Foi realizada também uma entrevista semi-estruturada com o gerente geral do shopping estudado, com o intuito de obter informações acerca da visão gerencial sobre o serviço e, confrontar com a visão dos lojistas. Os resultados obtidos revelam que o Borborema Parque Shopping presta um serviço abaixo do esperado para os lojistas, obtendo GAPS positivos, ou seja, avaliação negativa, em todos os itens avaliados. Também foi possível perceber que, das cinco dimensões avaliadas, apenas em uma o gerente demonstrou ter conhecimento sobre a visão dos seus lojistas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Qualidade dos serviços prestados por um shopping center: a percepção dos lojistas. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The present study aimed to evaluate the quality service provided by a mall in the city of Campina Grande - PB from the perspective of its tenants. In the study, the mall‟s name was assumed as the Borborema Park Mall. The main objectives of the work sough to make a profile of the tenants of the shopping studied, apply the SERVQUAL scale to rate the quality dimensions of shopping, identify the factors considered most important by its tenants, identify which factors need to be improved and which need to be kept the mall and identify the vision of the Management Borborema Park Shopping on the service provided by the tenants. Thus, the theoretical addressed issues dealing with the evolution of services as well as their definitions and characteristics, speaking later on the evolution of the quality of services and more specifically on the model of the GAPS and the development of the SERVQUAL instrument and, finally, making a brief history of Shopping Centers, also bringing some data on the area. In order to reach the above objectives, we made a quantitative and qualitative study by questionnaires that sought to evaluate the expectation and perception of the Borborema Park Mall‟s tenants and the importance that they give to the service characteristics. Was also did semi-structured interviews with the general manager of the mall studied, in order to obtain information about the managerial vision about the service and, confronted with the sight of the tenants. The results show that the Borborema Shopping Park provides a service below expectations for retailers getting GAPS positive, thus negative assessment on all items. Also it was revealed that on the five dimensions evaluated, only one manager has demonstrated knowledge of the vision of its tenants. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6018
dc.date.accessioned 2019-08-20T11:01:53Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T11:01:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Qualidade de serviços pt_BR
dc.subject SERVQUAL pt_BR
dc.subject shopping centers pt_BR
dc.subject lojistas pt_BR
dc.subject Service quality pt_BR
dc.subject tenants pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARNEIRO, Andrezza Freire de Sousa
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Quality of services provided by a shopping mall: the tenants' perception. pt_BR
dc.identifier.citation CARNEIRO, Andrezza Freire de Sousa. Qualidade dos serviços prestados por um shopping center: a percepção dos lojistas. 2013. 80 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6018 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta