DSpace/Manakin Repository

A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8232679879074400 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva
dc.description.resumo Expõe uma pesquisa realizada na aula de Geografia, enfocando a produção de desenho no processo de ensino - aprendizagem. O mesmo tem por objetivo verificar a contribuição da produção de desenhos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, como também identificar e discutir os elementos que formam o espaço rural na concepção dos alunos através dos desenhos. Nesta pesquisa foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Desta forma, para realização desta pesquisa foi realizada na primeira fase, uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geografia e sua relação com a produção de desenhos. Na segunda fase foi realizada por meio da pesquisa de campo que ocorreu na Escola Agrotécnica na sala de aula do 7° ano A – turno manhã. Como resultado, verificou – se que a concepção que os alunos fazem sobre o espaço rural está caracterizado principalmente como um espaço de trabalho, colheita e moradia. Pois foi possível identificar nos desenhos às novas tecnologias no espaço rural, as novas formas de armazenar a água, modo como o homem do campo desenvolve suas atividades econômicas através da atividade agrícola e pecuária, como também as formas de lazer existente no espaço rural. Desta forma, concluímos que trabalhar o desenho como um processo metodológico nas aulas de Geografia nas escolas do campo é trabalhar a consciência dos alunos, através do seu imaginário. Deixando que eles revelem seus conhecimentos em forma de imagens indagando o professor a reconstruir um novo conhecimento geográfico nas escolas do campo ao analisarem as produções dos desenhos realizados pelos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-20
dc.description.abstract This work show a survey in Geography class, focusing on the production design in the teaching - learning process. The same aims to determine the contribution of the production of drawings in the process of teaching and learning in Geography lessons in schools of the field, but also identify and discuss the elements that make up the design of rural students through drawing. In this research we used the assumption of qualitative research through participant observation. Thus, for this research was conducted in the first phase, a literature review on the teaching of geography and its relation to the production of drawings. In the second phase was conducted through field research that took place at the Agricultural School classroom 7th grade A - morning shift. As a result, there - that the design students do for rural areas is mainly characterized as a work space, harvest and housing. Because it was possible to identify the drawings to new technologies in rural areas, new ways to store water, how the farmer develops its economic activities through agricultural activity and livestock, as well as existing forms of recreation in the countryside. Thus, we conclude that the design work as a methodological process in Geography lessons in schools field work is the awareness of the students, through their imagination. Letting them prove their knowledge in form of pictures asking the teacher to rebuild a new geographic knowledge in schools from the field to examine the productions of drawings made by students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019
dc.date.accessioned 2019-08-20T11:03:56Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T11:03:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Desenho pt_BR
dc.subject Processo de ensino-apredizagem pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Country education pt_BR
dc.subject Design pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria José barros da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production of drawings in the teaching-learning process in geography classes in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria José Barros da. A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo. 2013. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta