DSpace/Manakin Repository

Um olhar para a prática em sala de aula do professor de matemática da Escola do Semiárido Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7221049107151178 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria do Socorro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva2
dc.description.resumo Algumas situações podem ocorrer em salas de aula e que são caracterizadas como ocasiões decisivas para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem . o ensino da Matemática é algo que tem que ter elementos significativos que sirvam de subsídios para o entendimento do aluno, com os quais ele poderá associar os conteúdos matemáticos com a sua realidade. Falta aos docentes elementos primordiais em que se proponham uma Matemática contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Dessa forma, buscando gerar um ambiente mais atrativo e significativo para os alunos dessa região. Tendo em vista que poderão construir, analisar e refletir a Matemática sob o olhar da realidade em que vivem. Com a analise dos livros didáticos utilizados pelos professores de matemática , observações das aulas e entrevista com o professor, alavanquei elementos que identifica que a contextualização não é contemplada com elementos ancorados na realidade e nas práticas do povo do semiárido. A matemática tem que ser compreendida de forma clara como um objeto sobre o qual se pode atuar, inventar e mudar. Temos que entender e buscar uma ressignificação dos conteúdos matemáticos. A possibilidade de contextualizar a matemática com as vivências cotidianas é real e possibilitará aos educandos a construção de conhecimentos. É essencial buscar no ensino da matemática a construção de procedimentos que facilitará ao educando compreender e transformar sua realidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Um olhar para a prática em sala de aula do professor de matemática da Escola do Semiárido Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-27
dc.description.abstract Some situations may occur in classrooms and occasions that are characterized as critical to the continuity of the process of teaching and learning. mathematics teaching is something that has to have significant elements that serve as subsidies for student understanding, with which it may associate the mathematical content to its reality. Teachers lack the key elements on which propose an contextualized Mathematics for coexistence with the Brazilian semiarid. Thus, seeking to generate a more attractive and meaningful to students of the region. Given that may build, analyze and reflect Mathematics under the gaze of the reality in which they live. With the analysis of the textbooks used by math teachers, class observation and interviews with the teacher, alavanquei that identifies elements that contextualization is not contemplated with elements anchored in reality and in the practices of the people of semiarid. The math has to be understood clearly as an object on which to act, invent and change. We have to understand and seek a redefinition of the mathematical content. The ability to contextualize mathematics with everyday experiences is real and will enable students to construct knowledge. It is essential to seek the teaching of mathematics building procedures that facilitate the learner understand and transform their reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6020
dc.date.accessioned 2019-08-20T11:13:47Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T11:13:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ensino contextualizado pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Math teaching   pt_BR
dc.subject Contextualized teaching   pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria José Batista da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at the classroom practice of the math teacher at the Paraibano Semiarid School. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria José Batista da. Um olhar para a prática em sala de aula do professor de matemática da Escola do Semiárido Paraibano. 2013. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6020 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta