DSpace/Manakin Repository

“Numa sala de reboco”: a representação de sertão nas músicas de José Marcolino.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0044150179699155 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AIRES, José Luciano de Queiroz.
dc.contributor.advisor1ID AIRES, J. L. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2038792803917117 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Erivan.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva4
dc.description.resumo Sendo a música, uma forma de representação sociocultural, histórica e ideológica, objetivou-se, nesse trabalho, identificar a representação que José Marcolino tinha sobre o Sertão. Observa-se inicialmente um breve histórico do lugar social do autor e sua biografia, dando ênfase ao seu encontro com Luiz Gonzaga na cidade de Sumé PB e, em seguida, serão analisadas algumas letras de suas concepções no que diz respeito a sua representação de sertão. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, qualitativa e pela História Oral e pelo conceito de representação na linha do historiador Roger Chartier. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title “Numa sala de reboco”: a representação de sertão nas músicas de José Marcolino. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-20
dc.description.abstract Being the music, a form of sociocultural, historical and ideological representation, we have aimed, in this paper, to identify the representation that José Marcolino had on the Hinterland. At first we observe a brief history of the social place of the author and his biography, emphasizing his meeting with Luiz Gonzaga in the city of Sumé PB and, then, some lyrics of their conceptions will be analyzed regarding their representation of the Hinterland. We have chosen the bibliographical, qualitative and the Oral History research, and the concept of representation in the thinking of the historian Roger Chartier. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6022
dc.date.accessioned 2019-08-20T11:22:53Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T11:22:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Sertão pt_BR
dc.subject Zé Marcolino pt_BR
dc.subject Representação pt_BR
dc.subject Music   pt_BR
dc.subject Hinterland   pt_BR
dc.subject Representation pt_BR
dc.subject José Marcolino
dc.subject Poeta Zé Marcolino
dc.subject Poeta José Marcolino
dc.subject Sumé - artistas
dc.subject Músicos Sumeenses
dc.subject Forrozeiros
dc.subject Compositor de forró
dc.subject Forró nordestino
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Raquel Batista da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “In a plaster room”: the representation of backcountry in José Marcolino's songs. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Raquel Batista da. “Numa sala de reboco”: a representação de sertão nas músicas de José Marcolino. 2013. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6022 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta