DSpace/Manakin Repository

Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, G. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6615321009049097 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 CORREA, Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumo Esta pesquisa reflete sobre como ocorre a mediação do professor da Educação Infantil ao trabalhar com a inclusão em sua sala de aula e sobre a visão da gestão com relação ao processo inclusivo na escola. Tem como objetivo geral o de analisar como ocorre o processo de inclusão escolar na Educação Infantil, a partir da mediação do professor com os alunos de uma escola municipal da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. É uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Para se chegar aos resultados foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, gravadas com autorização dos sujeitos. Uma entrevista foi realizada com uma gestora e a outra com uma professora de uma escola da rede pública da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. Essas entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas. De acordo com os dados analisados, de um modo geral percebe-se que a mediação do professor em sala de aula é de grande importância para que a inclusão aconteça efetivamente. Logo, os conhecimentos básicos do docente sobre a inclusão são essenciais para que o ensino aconteça, como também é necessário que a Secretaria de Educação Municipal e a escola, enquanto instituições, estejam prontamente disponíveis a dar auxílio sempre que solicitado pela comunidade escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-12
dc.description.abstract This research reflects on how the mediation of the Infant Education teacher occurs when working with inclusion in his / her classroom and about the management's vision regarding the inclusive process in the school. Its main objective is to analyze how the process of school inclusion in Early Childhood Education occurs, through the mediation of the teacher and the students of a municipal school in the city of Bonito de Santa Fe / PB. It is a field research, of a basic nature, with a qualitative approach. In order to reach the results, two semi-structured interviews were carried out, recorded with the consent of the subjects. An interview was conducted with one manager and the other with a teacher from a public school in the city of Bonito de Santa Fe / PB. These interviews were transcribed and analyzed later. According to the data analyzed, it is generally perceived that teacher mediation in the classroom is of great importance for inclusion to take place effectively. Therefore, the teacher's basic knowledge about inclusion is essential for the teaching to take place, but it is also necessary for the Municipal Education Secretariat and the school as institutions to be readily available to provide assistance whenever requested by the school community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031
dc.date.accessioned 2019-08-20T14:21:35Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T14:21:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Gabriela Cavalcanti.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School inclusion in early childhood education: perceptions about education and of the practice of educators in a school in Bonito de Santa Fe - PB. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Gabriela Cavalcanti. Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta