DSpace/Manakin Repository

Concepções de ensinar por formadores de professores e de discentes em formação numa Instituição Pública Federal.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NOGUEIRA, M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1038590016923160 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.
dc.contributor.advisor1ID COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5466767042587179 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo Este estudo tem como objetivo analisar diferentes concepções de ensino de Língua Vernácula, cujo vem sendo vivenciado pelos professores e discentes em formação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Centro de Formação de Professores – CFP, em Cajazeiras - PB. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. O trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Libâneo (1994), Charlot (2013), Oliveira (2010), Pimenta (2005) e Nérici (1983), quanto a sua abordagem conceitual da categoria ensino. Do ponto de vista metodológico, ancorou-se no método de Análise de Conteúdo postulado por Bardin (1977), cuja técnica utilizada optou-se pela análise categorial. Dos 22 professores participantes, 12 (54,5%) é do gênero feminino e 10 (45,5%) do masculino; 15 deles têm idade entre 18 e 49 anos (68,2%) e 07 (31,8%) entre 50 e 69 anos. Quanto aos discentes, 10 participantes têm idade entre 18 e 49 anos, sendo 03 (30%) do gênero masculino e 07 (70%) pertencentes ao gênero feminino. Do resultado da análise categorial, observou-se a predominância destacada tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, de uma concepção de ensino tradicional (16%) e ensino contemporâneo (84%). Concluiu-se, assim, que há uma maior frequência de professores e alunos (84%) que defendem o ensino numa perspectiva contemporânea, isto é, ensino mediado pela reflexão, crítica e intervenção entre transformações sociais concretas e socialização de conhecimentos na sociedade (CHARLOT, 2013) e 16% conceituam o ensino numa abordagem tradicional, que transmite conhecimentos, reproduzindo-os e conservando modos de pensar e agir socialmente valorizados. (PIMENTA, 2005). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Concepções de ensinar por formadores de professores e de discentes em formação numa Instituição Pública Federal. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-14
dc.description.abstract This study aims to analyze different conceptions of Vernacular language teaching, which has been experienced by teachers and students in the formation of Universidade Federal de Campina Grande- UFCG/ Centro de Formação de Professores- CFP, in Cajazeiras-PB. It is a descriptive and exploratory research, with a quali-quantitative approach. The study was based on the theoretical assumptions of Libâneo (1994), Charlot (2013), Oliveira (2010), Pimenta (2005), Nérici (1983), as to its conceptual approach to the teaching category. From the methodological point of view, it was anchored in the Content Analysis method postulated by 12 (54,5 %) are female and 10 (45,5%) are male 15 of them are between 18 and 49 years old (68,2%) and 7 (31,8%) between 50 and 69 years. As for the students, 10 participants are between 18 and 49 years old, being 03 (30%) male and 07 (70%) female. From the result of the categorical analysis, we observed the predominance highlighted by both teachers and students, of a conception of traditional teaching (16%) and contemporary teaching (84%). It was concluded that there is a greater frequency of teachers and students (84%) who defend education in a contemporary perspective, that is, education mediated by reflection, criticism and intervention between concrete social transformations and socialization of knowledge in society (CHARLOT, 2013) and 16% conceptualize teaching in a traditional approach, which transmits knowledge, reproduces them and preserves socially valued ways of thinking and acting. (PIMENTA, 2005). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6032
dc.date.accessioned 2019-08-20T14:43:09Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T14:43:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Concepções de ensinar pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Formadores de professores pt_BR
dc.subject Discentes em formação pt_BR
dc.subject Argumentação pt_BR
dc.subject Teaching Conceptions pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Teacher Trainers pt_BR
dc.subject Students in formation pt_BR
dc.subject Argument pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NOGUEIRA, Manoel Cândido.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of teaching by teacher and student trainers in training at a Federal Public Institution. pt_BR
dc.identifier.citation NOGUEIRA, Manoel Cândido. Concepções de ensinar por formadores de professores e de discentes em formação numa Instituição Pública Federal. 2018. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta