DSpace/Manakin Repository

O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.contributor.advisor1ID FORTUNATO, Maria Lucinete. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0372177131712462 pt_BR
dc.contributor.referee1 VIEIRA, Silvana.
dc.contributor.referee2 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.description.resumo Esta pesquisa centra-se no estudo da iconografia: interpretações, imagens e novos questionamentos no ensino de história. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual os dados foram coletados através de consulta de várias literaturas relativas à temática em estudo, artigos, livros e pesquisas publicadas que possibilitassem que o estudo tomasse forma para ser fundamentado. O objetivo primordial foi investigar o uso da análise iconográfica como processo didático para o ensino-aprendizagem de história, apreendendo as interpretações dos autores analisados sobre a importância de adquirir competências para lidar com a iconografia em sala de aula, como também no que diz respeito à utilização da iconografia nos textos escritos dos livros didáticos. Os resultados obtidos demonstraram a importância do uso da iconografia no ensino de historia e de uma formação continuada acerca dessa temática por parte dos professores, sobretudo do ensino fundamental, para que possam trabalhar e explorar a iconografia como ferramenta didática de forma eficaz e sistemática nas aulas de historia, desde as series iniciais. Desse modo, entende-se que esta pesquisa poderá contribuir de forma positiva como novas formas de se compreender o uso das novas linguagens no ensino de História. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico. pt_BR
dc.date.issued 2017-04
dc.description.abstract This research focuses on the study of iconography: interpretations, images and new questions in the teaching of history. This is a bibliographical research, in which the data were collected through consultation of several literature related to the subject in study, articles, books and published research that allowed the study to take shape to be grounded. The main objective was to investigate the use of iconographic analysis as a didactic process for teaching-learning history, seizing the interpretations of the analyzed authors about the importance of acquiring skills to deal with iconography in the classroom, as well as with regard to Use of iconography in the textbooks of textbooks. The results obtained demonstrated the importance of the use of iconography in the teaching of history and of a continuous formation on this theme by the teachers, especially of elementary school, so that they can work and explore the iconography as a didactic tool in an effective and systematic way in the classes Of history, since the initial series. Thus, it is understood that this research can contribute positively as new ways of understanding the use of the new languages in the teaching of History pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6033
dc.date.accessioned 2019-08-20T15:26:29Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T15:26:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Iconografia pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Iconography pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NOVAES, Sarah Joama Fragoso.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of iconography in history teaching: a bibliographical study. pt_BR
dc.identifier.citation NOVAES, Sarah Joama Fragoso. O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta