dc.creator.ID |
MOREIRA, M. I. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5936057669417244 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.description.resumo |
A presente investigação tem como foco
a análise do desenvolvimento da escrita por alunos da
Educação de Jovens e Adul tos (EJA), modalidade de ensino que se configura por apre sentar
as etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasile ira. Os alunos
envolvidos nessa modalidade, por alguns motivos não conseguiram frequentar a escola na
idade adequada, que compreende os anos da educação básica, e isto lhes confere sérias
dificuldades de participação social pelos u sos da linguagem. Com bas e nisso , a presente
pesquisa tem c omo objetivo principal analisar e descrever os usos sociais de apropriação da
escrita de alunos de tal segmento de ensino à luz da abordagem interacionista. A pesquisa é
qualitativa, aplicada e de cunho etnográfico. Os sujeitos são alunos dos 1º e 2º segmentos da
EJA de uma escola pública do município de Cachoeira dos Índios (PB). O arcabouço teórico
que embasa tal pesquisa são os estudos de Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha (s/d) d),
Ferreiro e Teber osky (1999), Bron ckart (1999), Soares (2013) e Marcuschi (2008), dentre
outros, que atualmente têm trazido grandes contribuições no campo do ensino e a prendizagem
da escrita enquanto prática social. Pretende u se com tal investigação a geração de políticas
públicas de enfre ntamento às dificuldades de aquisição e apropriação da escrita a aprendizes
desta modalidade de ensino em nível municipal, regional e até nacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-16 |
|
dc.description.abstract |
The present
research focuses on the appropriation and development of writing by students of
Youth and Adult Education (EJA), a teaching modality that is configured to present the stages
of primary and secondary education of the Brazilian public school network. The stu dents
involved in this modality, for some reasons, were not able to attend school at the appropriate
age, which comprises the years of basic education, and this gives them serious difficulties of
social participation by the uses of language. Based on this, the main objective of this research
is to analyze and describe the acquisition and appropriation of the writing system of students
of this segment of education in the light of the interactionist approach. The research is
qualitative, applied and ethnograp hic. The subjects are students of the 1st and 2nd EJA
segments of a public school in the city of Cachoeira dos Índios (PB). The theoretical
framework that bases this research are the studies of Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha
(s / d), Ferreiro and T eberosky (1999), Bronckart (1999), Soares (2013) and Marcuschi among
others, who have now a days made great contributions in the field of teaching and learning of
writing as a social practice. The purpose of such research was to generate public policies to
deal with the difficulties of acquisition and appropriation of writing for apprentices of this
type of teaching at municipal, regional and even national level. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6034 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-20T16:29:26Z |
|
dc.date.available |
2019-08-20 |
|
dc.date.available |
2019-08-20T16:29:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita - desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem interacionista |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Writing - Development |
pt_BR |
dc.subject |
Interactionist approach |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOREIRA, Maria Izabel Brito. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social uses of writing by students in EJA classes in the municipality of Cachoeira dos Índios-PB: a didactic-pedagogical proposal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Maria Izabel Brito. Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios - PB: uma proposta didático - pedagógica. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |