DSpace/Manakin Repository

Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOREIRA, M. I. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5936057669417244 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo A presente investigação tem como foco a análise do desenvolvimento da escrita por alunos da Educação de Jovens e Adul tos (EJA), modalidade de ensino que se configura por apre sentar as etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasile ira. Os alunos envolvidos nessa modalidade, por alguns motivos não conseguiram frequentar a escola na idade adequada, que compreende os anos da educação básica, e isto lhes confere sérias dificuldades de participação social pelos u sos da linguagem. Com bas e nisso , a presente pesquisa tem c omo objetivo principal analisar e descrever os usos sociais de apropriação da escrita de alunos de tal segmento de ensino à luz da abordagem interacionista. A pesquisa é qualitativa, aplicada e de cunho etnográfico. Os sujeitos são alunos dos 1º e 2º segmentos da EJA de uma escola pública do município de Cachoeira dos Índios (PB). O arcabouço teórico que embasa tal pesquisa são os estudos de Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha (s/d) d), Ferreiro e Teber osky (1999), Bron ckart (1999), Soares (2013) e Marcuschi (2008), dentre outros, que atualmente têm trazido grandes contribuições no campo do ensino e a prendizagem da escrita enquanto prática social. Pretende u se com tal investigação a geração de políticas públicas de enfre ntamento às dificuldades de aquisição e apropriação da escrita a aprendizes desta modalidade de ensino em nível municipal, regional e até nacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-16
dc.description.abstract The present research focuses on the appropriation and development of writing by students of Youth and Adult Education (EJA), a teaching modality that is configured to present the stages of primary and secondary education of the Brazilian public school network. The stu dents involved in this modality, for some reasons, were not able to attend school at the appropriate age, which comprises the years of basic education, and this gives them serious difficulties of social participation by the uses of language. Based on this, the main objective of this research is to analyze and describe the acquisition and appropriation of the writing system of students of this segment of education in the light of the interactionist approach. The research is qualitative, applied and ethnograp hic. The subjects are students of the 1st and 2nd EJA segments of a public school in the city of Cachoeira dos Índios (PB). The theoretical framework that bases this research are the studies of Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha (s / d), Ferreiro and T eberosky (1999), Bronckart (1999), Soares (2013) and Marcuschi among others, who have now a days made great contributions in the field of teaching and learning of writing as a social practice. The purpose of such research was to generate public policies to deal with the difficulties of acquisition and appropriation of writing for apprentices of this type of teaching at municipal, regional and even national level. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6034
dc.date.accessioned 2019-08-20T16:29:26Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T16:29:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Escrita - desenvolvimento pt_BR
dc.subject Abordagem interacionista pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - EJA pt_BR
dc.subject Writing - Development pt_BR
dc.subject Interactionist approach pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA, Maria Izabel Brito.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social uses of writing by students in EJA classes in the municipality of Cachoeira dos Índios-PB: a didactic-pedagogical proposal. pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Maria Izabel Brito. Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios - PB: uma proposta didático - pedagógica. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta