DSpace/Manakin Repository

Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, M. R. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5460629782729942 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.referee2 FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
dc.description.resumo Este trabalho acerca dos “desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares” tem como objeto de estudo os principais desafios encontrados pela coordenação pedagógica e as competências/atribuições necessárias para o enfrentamento de tais desafios. O objetivo geral desse trabalho foi analisar os desafios encontrados pelos coordenadores bem como as competências referenciais da coordenação pedagógica frente as relações educativas no espaço escolar. Como questão de pesquisa, essa produção incorreu pela indagação: De que modo se constitui os principais desafios e competências da coordenação pedagógica de uma escola, frente às práticas educativas cotidianas? Esse estudo se estruturou pelas seguintes categorias de análises: atribuições/função da coordenação pedagógica (Oliveira; Guimarães, 2013), o coordenador pedagógico e o cotidiano escolar (Almeida, 2010) e competências da coordenação pedagógica (Domingues, 2014). A parte empírica desse estudo se deu por meio de uma abordagem qualitativa com estudo exploratório realizado com cinco coordenadoras das escolas públicas da cidade de Cajazeiras/Paraíba, por meio de coleta de dados feita por intermédio de entrevista semiestruturada e observação. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade dos coordenadores quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados desse estudo foram as inúmeras competências que são atribuídas a coordenação pedagógica, o desvio de função da coordenação, a sobrecarga desse profissional, os desafios encontrados pela coordenação para efetiva formação continuada dos docentes e o trabalho da coordenação com a participação de toda a comunidade escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-02
dc.description.abstract This work about the “challenges and competencies of the pedagogical coordination in the educational relations in the public school” has as object of study the main challenge found by the pedagogical coordination, the competencies/assignments necessary to cope with this challenges. The general objective of this work was to analyse the challenge found by the coordinator as well as the reference skills of the pedagogical coordination front by the educational relations inside the school space. Like a research question, this production incurred by the inquiry: In what way were the main challenges and competences of the pedagogical coordination of a school constituted in front of daily educational practices? This study was structured by the following categories of analysis: assignment/function of the pedagogical coordination (Oliveira; Guimarães 2013), the pedagogical coordinator and the daily school (Almeida, 2000) and the pedagogical coordination skills (Domingues, 2014). The empirical part of this study was given by a qualitative approach with exploratory study made by five coordinators of the public school of Cajazeiras/Paraíba, by means of data collection made through a semi-structured interview and observation. The treatment of the data was given by simple categorization by recurrent terms, which also made it possible to know the coordinators' reality regarding the object of this production. The main findings of this study were the innumerable competencies which are attributed to the pedagogical coordination, the detour of function of the coordination, the overload of this professionals, the challenges found by the coordination to the efective continued formation of the teachers and the work of the coordination with the participation of the whole school community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6036
dc.date.accessioned 2019-08-20T17:16:04Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T17:16:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Coordenação pedagógica pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Coordenações - competências pt_BR
dc.subject Pedagogical coordination pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Coordinations - competences pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges and competences of pedagogical coordination in environments schoolchildren. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes. Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta