DSpace/Manakin Repository

Jogando, brincando e aprendendo: o lúcido nas aulas de matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, M. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7293403587045353 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, B. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.advisor-co1ID CEZÁRIO, Danilo de Sousa. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7786604219297149 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Joseane A. de Sousa.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico tem como objetivo principal analisar como o lúdico se tornou necessário para o ensino da Matemática, auxiliando no desenvolvimento psíquico, motor e físico na formação da criança, além de favorecer outros aspectos inerentes a sua formação, com o propósito de proporcionar subsídios necessários para futuras pesquisas acerca deste estudo. Destacando as contribuições dos jogos lúdicos para o ensino da matemática, verifica-se que o jogo na sala de aula é uma ótima proposta pedagógica, uma vez que, este permite a relação entre parceiros e grupos no momento em que se coloca esta atividade lúdica em pratica nas relações perder e ganhar estabelecidas em sala. A pesquisa realizada neste estudo, é classificada como de procedimento qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Para a efetivação da pesquisa de campo, foi realizado um roteiro de entrevista semiestruturada com docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal da cidade de Cajazeiras – PB. Após a coleta dos dados, as análises foram realizadas a partir das respostas obtidas, o que permitiu compreender como as educadoras fazem o uso da ludicidade nas aulas de Matemática. A partir das informações contidas nesse estudo subsidiado por autores como a temática em questão, foi possível verificar que ao associarmos o ensino da Matemática a ludicidade, estamos oportunizando aos alunos uma nova proposta pedagógica, capaz de transformar um conteúdo difícil em algo simples e ao mesmo instante agradável e prazeroso, tanto para o aluno quanto para o professor no processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Jogando, brincando e aprendendo: o lúcido nas aulas de matemática. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-17
dc.description.abstract The main objective of this monographic work is to analyze how ludic activities have become necessary for teaching Mathematics, contributing to psychic, motor and physical development and formation of the child, besides favoring other aspects inherent to its formation, with the purpose of providing subsidies to future research on this study. Highlighting the contributions of ludic games to teaching mathematics, it is verified that games in classroom is a great pedagogical proposal, since this allows the relationship between partners and groups at the moment in which this playful activity is placed in practice in losing and winning relationships established in the room. This study carried out a research which is classified as a qualitative, bibliographic, documentary and field procedure. To actualize this field research, a semi - structured interview script was applied among Early Years of Elementary School teachers, from a school in the city of Cajazeiras – PB. After data collection, analyses were performed based on the answers obtained, which allowed to understand how the educators make use of ludic activities in Math classes. From the information contained in this study subsidized by authors such as the theme in question, it was possible to verify that by associating the teaching of Mathematics with ludic activities, we are giving the students a new pedagogical proposal, capable of transforming difficult content into something simple and the same time pleasant and enjoyable for both students and teacher in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6042
dc.date.accessioned 2019-08-20T19:24:40Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T19:24:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Matemática - ensino pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Mathematics - teaching pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Play pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Marta Magnólia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Playing, playing and learning: the lucid in math classes. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Marta Magnólia da Silva. Jogando, brincando e aprendendo: o lúcido nas aulas de matemática. 2018. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta