dc.creator.ID |
FERRAZ, N. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9817257993103934 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Adriana Salete Dantas |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, A. S. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1610316998619284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Lúcia Santana de |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MARTINS, Maria de Fátima |
|
dc.contributor.referee2ID |
MARTINS, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este relatório trata de uma pesquisa realizada em um grupo de empresas do setor de
confecções de Campina Grande que prestam serviços à Cooperativa de Produtos Têxteis e
Afins do Algodão Colorido do Estado da Paraíba - a Coopnatural- cujos proprietários são
membros cooperados. A Coopnatural trabalha exclusivamente com o algodão naturalmente
colorido, matéria-prima de grande reconhecimento no mercado principalmente por seu valor
sócio-ambiental. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os benefícios obtidos pelas
empresas de confecções que produzem de forma cooperada as peças comercializadas sob a
marca Natural Fashion, desenvolvida pela Cooperativa. Para viabilizar essa análise, uma
revisão de literatura foi realizada observando temas voltados à competição e cooperação no
mercado, como também em torno da estrutura do cooperativismo. Assim, a metodologia da
pesquisa indica seu caráter exploratório e descritivo, utilizando-se de um estudo de caso como
meio para realização desse estudo. Foram utilizados dados secundários para caracterizar o
setor de confecções e dados primários obtidos com a aplicação do instrumento de pesquisa,
seja, um questionário semi-estruturado. Foram pesquisadas nove empresas de confecções,
todas prestadoras de serviços para a cooperativa. Como forma de tratamento dos dados,
utilizou-se uma abordagem quali-quanitativa tendo em vista que as respostas objetivas foram
agrupadas quantitativamente para indicar sua importância relativa e, as questões abertas
receberam tratamento qualitativo, suportado pela teoria referenciada. Os resultados indicam
que a cooperativa consegue obter muitos dos benefícios indicados na literatura, a exemplo de
melhores condições de acesso à matéria-prima. Em relação aos benefícios obtidos
individualmente pelas empresas de confecções, nem sempre os benefícios coletivamente
obtidos pela cooperativa são diretamente repassados para seus cooperados, a exemplo do uso
da marca, que só é permitido aos produtos comercializados pela cooperativa e não pode ser
colocado nas demais linhas produzidas pelas empresas de confecções que prestam serviços a
cooperativa. Outros benefícios são diretamente percebidos pelas empresas, a exemplo de
capacitação profissional e suporte técnico. As análises feitas indicam que há um alto nível de
convergência entre os benefícios propostos pela cooperativa e os benefícios percebidos pelas
empresas de confecções, confirmando que, nesse caso, o trabalho cooperado mostra-se
vantajoso para as empresas estudadas. Outro aspecto é o reconhecimento de que a forma de
coordenação da Coopnatural tem garantido um bom desempenho da empresa, que é traduzido
na sua contribuição para a geração de emprego e renda no mercado local e regional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Análise de benefícios obtidos por empresas que trabalham de forma cooperativa: um estudo de caso na coopnatural. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This report is a survey of a group of companies in the clothing of Campina Grande providing
services to the Cooperative Textile and Allied Cotton Color of the State of Paraíba - the
Coopnatural-whose owners are members of cooperatives. The Coopnatural works exclusively
with naturally colored cotton, the raw material from the world market mainly for its social and
environmental value. The research was aimed at analyzing the benefits gained by companies
that produce clothing in a cooperative way parts marketed under the brand name Natural
Fashion, developed by the Cooperative. To facilitate this analysis, a literature review was
performed taking subjects geared to competition and cooperation in the market, but also
around the structure of the cooperative. Thus, the methodology of research indicates their
exploratory and descriptive, using a case study as a means to conduct this study. Secondary
data were used to characterize the apparel sector and primary data obtained through the
application of this instrument, that is, a semi-structured questionnaire. We surveyed nine
companies of clothing, all providing services to the cooperative. As a way of processing the
data, we used a qualitative approach Quaint given that the objective responses were combined
quantitatively to indicate their relative importance, and the open questions were treated
qualitatively, supported by the theory referenced. The results indicate that the cooperative can
obtain many of the benefits listed in the literature, like better access to raw materials.
Regarding the benefits obtained by individual companies in clothing, not always the benefits
collectively achieved by the cooperative are transferred directly to their members, such as the
use of the mark, which is only allowed for products marketed by the cooperative and can not
be placed in other lines produced by clothing companies that provide services to the
cooperative. Other benefits are directly perceived by companies, like job training and
technical support. The analysis carried out indicate that there is a high level of convergence
between the benefits offered by the cooperative and the perceived benefits of clothing
companies, confirming that in this case, the cooperative work seems advantageous for the
companies studied. Another aspect is the recognition that the form of coordination of
Coopnatural has guaranteed a good performance of the company, which is translated in its
contribution to employment generation and income in local and regional market. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6046 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-20T20:18:37Z |
|
dc.date.available |
2019-08-20 |
|
dc.date.available |
2019-08-20T20:18:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cooperativismo |
pt_BR |
dc.subject |
Setor de Confecções |
pt_BR |
dc.subject |
Benefícios da Cooperação |
pt_BR |
dc.subject |
Cooperatives |
pt_BR |
dc.subject |
Clothing Sector |
pt_BR |
dc.subject |
Benefits of Cooperation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERRAZ, Natália de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of benefits obtained by cooperative companies: a case study in coopnatural. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERRAZ, Natália de Almeida. Análise de benefícios obtidos por empresas que trabalham de forma cooperativa: um estudo de caso na coopnatura. 2009. 82 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6046 |
pt_BR |