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O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.

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dc.creator.ID SILVA, C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8618007529514178 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BUENO, Rovilson José.
dc.contributor.advisor1ID BUENO, R. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3131886580595286 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Alba Cleide Calado.
dc.contributor.referee2 GONÇALVES, Ranoel José de Souza.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva2
dc.description.resumo Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma compreensão de como a temática Semiárido Brasileiro é abordada nos Livros Didáticos dos Componentes Curriculares História e Geografia adotados por duas Escolas do Ensino Fundamental dos Sistemas Municipal e Estadual no ano de 2010/2011 em Sumé (PB). Assume a educação como condição indispensável na transformação das realidades dos povos do Semiárido Brasileiro enquanto processo construído no seu contexto social, político e econômico na perspectiva de novos rumos do desenvolvimento regional. A metodologia utilizada para obter os resultados da pesquisa circunscreveu-se ao universo da pesquisa qualitativa utilizando um recorte bastante específico da análise de Livros Didáticos. O campo de desenvolvimento da pesquisa constituiu-se das escolas Gonçala Rodrigues de Freitas e Professor José Gonçalves de Queiróz. O trabalho apresenta a caracterização dos Livros Didáticos numa visão histórica e cultural do processo ensino/aprendizagem. Nas últimas décadas, estudiosos têm dado maior atenção à avaliação e à qualidade dos Livros Didáticos distribuídos nas escolas públicas, pois o Livro Didático não é o único material de apoio às práticas pedagógicas escolares, porém importante nesse processo e tem contribuído para o desempenho dos estudantes. Por outro lado, as abordagens inadequadas de algumas temáticas têm distanciado esses recursos didáticos de forma significativa das realidades de algumas escolas Brasileiras. Com este trabalho, pode-se considerar que os Livros Didáticos analisados não dão conta de apresentar aos meninos e às meninas a temática Semiárido Brasileiro na perspectiva adotada neste trabalho, necessitando assim, de um trabalho de investigação envolvendo escola/sociedade para modificar essa visão que as obras apresentam do Semiárido Brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This paper aims to present an understanding of how the Brazilian Semiarid issue is addressed in History and Geography Textbooks Component used by two elementary schools of the State and Municipal systems in 2010/2011 in Sumé (PB). It is assumed that education is indispensable in the transformation of realities of the peoples of the Brazilian Semiarid as a process built in its social, political and economic perspective of new directions in regional development. The methodology used in the research was the qualitative model, giving a cut to the textbooks analysed. The research field consisted of Gonçala Rodrigues de Freitas and Professor José Gonçalves de Queiroz schools. This work presents the characterization of Textbooks in ahistorical and cultural vision of teaching/learning. In recent decades, scholars have paid more attention to the assessment and quality of textbooks distributed in public schools because the Textbook is not the only support material for school teaching practices, but they are important in this process and they have contributed to students´s performance. On the otherhand, the inadequate approaches by some of these issues have alienated these educational resources of the realities of some Brazilian schools significantly. From this work, we can consider that the textbooks analyzed did not introduce to students the Brazilian Semiarid issue on the adopted perspective of this work, thus requiring a research involving school/society to change this view of works which brings the Brazilian Semiarid. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047
dc.date.accessioned 2019-08-20T20:40:41Z
dc.date.available 2019-08-20
dc.date.available 2019-08-20T20:40:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Semiárido Brasileiro pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Brazilian Semiarid pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Didatic books pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Clara Lucivania da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Brazilian semiarid in the view of the history and geography textbooks in elementary school adopted by two municipal and state schools in sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Clara Lucivania da. O semiárido brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB. 2011. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047 pt_BR


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