dc.creator.ID |
SILVA, C. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8618007529514178 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BUENO, Rovilson José. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BUENO, R. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3131886580595286 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
WANDERLEY, Alba Cleide Calado. |
|
dc.contributor.referee2 |
GONÇALVES, Ranoel José de Souza. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva2 |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma compreensão de como a temática Semiárido Brasileiro é abordada nos Livros Didáticos dos Componentes Curriculares História e Geografia adotados por duas Escolas do Ensino Fundamental dos Sistemas Municipal e Estadual no ano de 2010/2011 em Sumé (PB). Assume a educação como condição indispensável na transformação das realidades dos povos do Semiárido
Brasileiro enquanto processo construído no seu contexto social, político e econômico na perspectiva de novos rumos do desenvolvimento regional. A metodologia utilizada para obter os resultados da pesquisa circunscreveu-se ao universo da pesquisa qualitativa utilizando um recorte bastante específico da análise de Livros Didáticos. O campo de desenvolvimento da pesquisa constituiu-se das escolas Gonçala Rodrigues de Freitas e
Professor José Gonçalves de Queiróz. O trabalho apresenta a caracterização dos Livros Didáticos numa visão histórica e cultural do processo ensino/aprendizagem. Nas últimas décadas, estudiosos têm dado maior atenção à avaliação e à qualidade dos Livros Didáticos distribuídos nas escolas públicas, pois o Livro Didático não é o único material de apoio às práticas pedagógicas escolares, porém importante nesse processo e
tem contribuído para o desempenho dos estudantes. Por outro lado, as abordagens inadequadas de algumas temáticas têm distanciado esses recursos didáticos de forma significativa das realidades de algumas escolas Brasileiras. Com este trabalho, pode-se considerar que os Livros Didáticos analisados não dão conta de apresentar aos meninos e às meninas a temática Semiárido Brasileiro na perspectiva adotada neste trabalho, necessitando assim, de um trabalho de investigação envolvendo escola/sociedade para modificar essa visão que as obras apresentam do Semiárido Brasileiro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to present an understanding of how the Brazilian Semiarid
issue is addressed in History and Geography Textbooks Component used
by two elementary schools of the State and Municipal systems in
2010/2011 in Sumé (PB). It is assumed that education is indispensable in
the transformation of realities of the peoples of the Brazilian Semiarid as a
process built in its social, political and economic perspective of new
directions in regional development. The methodology used in the research
was the qualitative model, giving a cut to the textbooks analysed. The
research field consisted of Gonçala Rodrigues de Freitas and Professor
José Gonçalves de Queiroz schools. This work presents the
characterization of Textbooks in ahistorical and cultural vision of
teaching/learning. In recent decades, scholars have paid more attention to
the assessment and quality of textbooks distributed in public schools
because the Textbook is not the only support material for school teaching
practices, but they are important in this process and they have
contributed to students´s performance. On the otherhand, the inadequate
approaches by some of these issues have alienated these educational
resources of the realities of some Brazilian schools significantly. From this
work, we can consider that the textbooks analyzed did not introduce to
students the Brazilian Semiarid issue on the adopted perspective of this
work, thus requiring a research involving school/society to change this
view of works which brings the Brazilian Semiarid. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-20T20:40:41Z |
|
dc.date.available |
2019-08-20 |
|
dc.date.available |
2019-08-20T20:40:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido Brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Education |
pt_BR |
dc.subject |
Didatic books |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Clara Lucivania da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Brazilian semiarid in the view of the history and geography textbooks in elementary school adopted by two municipal and state schools in sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Clara Lucivania da. O semiárido brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB. 2011. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047 |
pt_BR |