Repositorio Dspace/Manakin

Gestão na educação no Congo-PB: análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID NUNES, A. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9729894867188138 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, S. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
dc.contributor.referee2 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2013.tccartigo.nunes
dc.description.resumo A gestão da educação é um dos pontos fundamentais na gestão pública e dissemina-se em várias instâncias da administração. A preocupação com a gestão da educação é cada vez mais crescente, partindo do entendimento de que o investimento em educação é um dos pilares para o desenvolvimento socioeconômico do país. Sendo assim, este trabalho pretende a partir da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos, localizada no município do Congo-PB, avaliar como tem acontecido a execução do PPP no que diz respeito as praticas pedagógicas, identificando possíveis problemas na realização das políticas nele propostas e a, posterior, servir como orientação para a melhoria dessas propostas, resultando assim em um maior grau de eficiência na realização das propostas pedagógicas. Este trabalho é caracterizado como um estudo de caso, desenvolvido a partir de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de entrevista, além de coleta dos dados documentais. A partir da análise dos dados, podemos constatar, especialmente, que novos conceitos educacionais, presentes no PPP em questão, não estão integrados à prática cotidiana pedagógica da escola. Também que há dificuldade na articulação com outros setores da administração pública e que a própria concepção de políticas públicas fica prejudicada ou não bem compreendida por parte dos profissionais envolvidos no processo educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Gestão na educação no Congo-PB: análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-29
dc.description.abstract The managementof education isone of thefundamentalpointsin public administration andspreadsinvariousgovernment bodies.The concern f ormanagementeducationisincreasingly growing, on the understandingthatinvestingin education isone of the pillarsfor the socioeconomic developmentof the country. Thus, thisworkaimsatthe analysis of thePolicy Project(PPP) of theBasic State SchoolManoelAlvesCampos, located in the municipalityof Congo-PB, analyze howeducationalpolicieshave been implementedin the municipalityandwhich theoreticalpedagogicalconceptionsareadoptedfor this purpose. This workisfeaturedasa case study, developed fromdescriptivequalitativeapproachand use oftechnicalinterview, and documentarydata collection. From thedata analysis, we note especially thatneweducationalconceptspresent in thePPPin question, are notintegratedintoeverydayteachingpracticeschool. Alsothereisdifficultyinarticulationwithother sectors of thepublic administration andthevery concept ofpublicpolicyisimpairedornotwellunderstoodby the professionalsinvolvedin the educational process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6056
dc.date.accessioned 2019-08-21T13:14:32Z
dc.date.available 2019-08-21
dc.date.available 2019-08-21T13:14:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Projeto político pedagógico pt_BR
dc.subject Gestão da educação pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Pedagogical political project pt_BR
dc.subject Education management pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Ana Jacqueline.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Management in education in Congo-PB: analysis of the Pedagogical Political Project of the Manoel Alves Campos State Elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Ana Jacqueline. Gestão na educação no Congo-PB: análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos. 2013. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6056 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta