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Financiamento da educação: Aplicações do FUNDEB (2008-2012) e resultados do IDEB no município de Sumé/PB.

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dc.creator.ID SOUSA NETO, J. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/325565835692342 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.contributor.referee2 FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2013.tccartigo.sousaneto
dc.description.resumo O presente estudo discute sobre a política pública de financiamento da educação, via FUNDEB, e se originou da preocupação em identificar os reflexos desta política nos resultados do IDEB – índice de desenvolvimento da educação básica, o qual se caracteriza por ser um indicador nacional de avaliação de desempenho da educação básica. Por ser também uma política pública educacional executada em nível nacional, o IDEB tem como função verificar os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, uma vez que as escolas públicas vem se deparando ano a ano com o desafio de melhorar os indicadores de desempenho escolar de seus educandos. Sendo assim, elegemos como objetivo geral conhecer como se deu o investimento dos recursos do FUNDEB na educação do município de Sumé/PB e seus reflexos nos índices de desempenho do IDEB, como também analisar os dados estatísticos sobre o IDEB e aplicação dos recursos do FUNDEB nos últimos 05 anos (2008-2012); e por fim, verificar os números do IDEB das escolas de Ensino Fundamental II deste município e sua relação com o desempenho escolar dos educandos. A técnica de análise de dados adotada, portanto, foi de natureza quanti-qualitativa, pois, trabalhamos com dados passíveis da interpretação através do uso de gráficos e tabelas, que neste caso, apresentaram referenciais expressivos sobre o FUNDEB e médias do IDEB, bem como números de matrículas do ensino fundamental da rede pública de ensino municipal de Sumé/PB. Consideramos, portanto, que este estudo possibilitou conhecer como funciona a gestão dos recursos públicos na educação, bem como, a distribuição destes de acordo com as necessidades previstas para execução anual das tarefas que compreendem o exercício da educação básica pública. No entanto, embora tenham sido divulgados resultados inesperados, ficou claro que os recursos destinados do FUNDEB foram de fato investidos, mas se faz necessário reavaliar a qualidade do ensino, bem como a formação dos professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Financiamento da educação: Aplicações do FUNDEB (2008-2012) e resultados do IDEB no município de Sumé/PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-26
dc.description.abstract This study dicusses about the public policy of educational financing, by FUNDEB, and became by the preoccupation of performing a field research, about the IDEB – Development Index of the Basic Education – characterized as an educational public policy national executed to verify the performance indicators of the students of the initial and final graders, once the public schools are facing year by year the challenge of improving the scholar performance of their students. Thus, we elected as general objective, to know how was invested the resources of FUNDEB for the education of the city of Sumé/PB and its reflections on the performance indices from IDEB, also analizing the statistics data about IDEB and the resources applications of FUNDEB in the last five years (2008-2012); and finally, verifying the IDEB’s numbers of the elementary schools of this city and its relationship with the scholar performance of its students. The technique of data analysis adopted, therefore, it was quantitative and qualitative, because we worked with data acquired by the interpretation by using charts and tables, in this case, presented expressive referential about FUNDEF, FUNDEB and IDEB averages, as well as number of students from the municipal public schools of Sumé/PB. Therefore, we consider that, this study enabled the knowledge about how it works the management of the education public resources, as well, the distribution of it according to the anticipated needs for the annual execution of the tasks that comprehends the basic public education. However, although it has been discloses unexpected results, became clear that the resources for FUNDEB were in fact invested, but it is necessary re-evaluate the education quality, as well as the teacher training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6061
dc.date.accessioned 2019-08-21T14:19:40Z
dc.date.available 2019-08-21
dc.date.available 2019-08-21T14:19:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gestão pública pt_BR
dc.subject FUNDEB pt_BR
dc.subject IDEB – Sumé-PB pt_BR
dc.subject Education   pt_BR
dc.subject Public administration   pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA NETO, José Antônio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education funding: FUNDEB applications (2008-2012) and IDEB results in the municipality of Sumé / PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA NETO, José Antônio de. Financiamento da educação: Aplicações do FUNDEB (2008-2012) e resultados do IDEB no município de Sumé/PB. 2013. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6061 pt_BR


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