DSpace/Manakin Repository

Entre a compreensão e a ação: representações sociais de professoras sobre educandos com autismo na educação básica.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, A. C. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.description.resumo Pretendemos, neste estudo, analisar as representações sociais de docentes da Educação Básica sobre os educandos com Transtorno do Espectro Autista, investigando se estas representações refletem no processo educacional destes discentes. Para isto, sistematizamos como objetivo geral: analisar as representações sociais que professoras da Educação Básica possuem sobre os educandos com Transtorno do Espectro Autista. Para o desenvolvimento desta pesquisa realizamos um estudo bibliográfico à luz de teóricos como Lemos (2016), Moreira (2011), Serra (2006), Fernandes (2003), Abric (2000) e Sá (1996), além de outros autores que contribuíram para o enriquecimento deste trabalho. No que concerne ao percurso metodológico, realizamos uma pesquisa de campo, descritiva e qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. Nesta lógica, desenvolvemos a análise dos dados, seguindo o princípio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), adotando como teoria para análise a Teoria das Representações Sociais. Constatamos, por meio das análises dos dados, que partes das professoras representam o discente com autismo enquanto indivíduo que possui uma deficiência ou doença. Portanto, percebemos que essa dificuldade em definir o autismo ressalta a complexidade no processo de ancoragem desse transtorno para um contexto mais familiar, não havendo uma ancoragem comum entre as professoras. Descrevem também a necessidade de acolher esta criança, de dar-lhe atenção e respeitar a sua individualidade. Contudo, evidenciamos que as docentes relacionam características de outros transtornos ou deficiências com o autismo e, apenas observam as características que estão presentes nos seus alunos, não mencionam nenhuma outra que estes sujeitos não apresentam, mas que também fazem parte em pessoas que se encontram no espectro. Sendo, assim, todas as docentes afirmam que durante a graduação não houve nenhuma disciplina com discussões direcionadas à Educação Inclusiva, e que esta ausência gerou lacunas no processo de formação. Além disso, as docentes representam o processo de ensino-aprendizagem dos discentes com autismo dando foco maior ao transtorno do que à capacidade do sujeito aprendiz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Entre a compreensão e a ação: representações sociais de professoras sobre educandos com autismo na educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-18
dc.description.abstract In this study, we intend to analyze the teachers‟ social representations in basic education about students with an autism spectrum disorder, investigating whether these representations reflect in the educational process of these students. Thereunto, we systematized as a general objective: to analyze the social representations that teachers of basic education have about students with an autism spectrum disorder. To the development of this research, we conducted a bibliographical study supported by authors such as Lemos (2016), Moreira (2011), Serra (2006), Fernandes (2003), Abric (2000) e Sá (1996), and other authors who contributed to the enrichment of this work. Regarding the methodological way, we carried out field research, descriptive and qualitative, using as data collection instruments the semi-structured interview and systematic observation. In this perspective, we developed data analysis, following the principle of content analysis proposed by Bardin (1977), adopting the social representations theory to analysis it. We verified, through the analysis of the data, that parts of the teachers represent the student with autism as an individual who has a disability or disease. Therefore, we perceive that this difficulty in defining autism emphasizes the complexity in the process of anchoring this disorder to a more familiar context, with no common anchorage among the teachers. They also describe the need to receive this child, to pay attention and to respect their individuality. However, we evidenced that the educator relates characteristics of other disorders or deficiencies with autism and, only observe the characteristics that are present in their students, do not mention any other that these subjects do not present, but they are also part of people who are in the spectrum. Thereby, all educators affirm that during graduation there was no discipline with discussions directed to inclusive education and that this absence generated gaps in the formation process. Moreover, the educators represent the teaching-learning process of students with autism giving greater focus to the disorder than to the learner's ability. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6065
dc.date.accessioned 2019-08-21T14:51:05Z
dc.date.available 2019-08-21
dc.date.available 2019-08-21T14:51:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Docentes de educação básica pt_BR
dc.subject Educandos autistas pt_BR
dc.subject Representações sociais - docentes pt_BR
dc.subject special education pt_BR
dc.subject Basic education teachers pt_BR
dc.subject Autistic learners pt_BR
dc.subject Social representations - teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, João Paulo da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between understanding and action: social representations of teachers about learners with autism in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, João Paulo da Silva. Entre a compreensão e a ação: representações sociais de professoras sobre educandos com autismo na educação básica. 2019. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta