DSpace/Manakin Repository

O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, M. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0445143526670445 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Luísa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.description.resumo Esta pesquisa possuiu como tema de estudo a música na educação da infância e o investigou a partir do seguinte problema: o que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? Nesse sentido, seu objetivo geral foi compreender o que pode ensinar esse repertório, tendo adotado os seguintes objetivos específicos: elencar o repertório de canções da educação da infância; identificar os temas e os enunciados emitidos nessas canções; e apontar os ensinamentos possíveis empreendidos pelo repertório musical da educação da infância. Sua metodologia se valeu de um levantamento das canções mais utilizadas por cinco professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras – PB e da análise do conteúdo das mensagens dessas canções, a partir da operacionalização das técnicas de análise temática e de enunciação na perspectiva de Bardin (1977). Como resultado, o estudo possibilitou a identificação de uma série de temas e enunciados capazes de viabilizar aprendizagens sobre os papeis, comportamentos e atitudes masculinos e femininos, sobre a afetividade e os cuidados de si e sobre aspectos ligados à sobrevivência, tangenciando assuntos potenciais à educabilidade dos sujeitos infantis como: casamento; submissão afetiva feminina; lugar social; liberdade; solidão e sentido da vida; padrões de beleza; higiene pessoal; trabalho doméstico; naturalização da violência; disseminação do medo; maus tratos aos animais; castigo como corretivo disciplinar; mentira; desobediência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? pt_BR
dc.date.issued 2019-06-26
dc.description.abstract This research had as theme of study the music in childhood education and investigated it from the following problem: What can teach the musical repertoire of/in childhood education? In this sense, its general objective was to understand what can teach this repertoire, having adopted the following specific objectives: to list the repertoire of songs of childhood education; identify the themes and utterances emitted in these songs; and to point out the possible teachings undertaken by the musical repertoire of childhood education. Its methodology was based on a survey of the songs most used by five teachers of Early Childhood Education in the public school of the city of Cajazeiras – PB and the analysis of the content of the messages of these songs, starting from the operationalization of the techniques of thematic analysis and enunciation from the perspective of Bardin (1977). As a result, the study allowed the identification of a series of themes and statements capable of making possible learning about masculine and feminine roles, behaviors and attitudes, affectivity and self-care, and aspects related to survival, passing through matters with the ability to educate children, such as: marriage; female affective submission; social place; freedom; solitude and meaning of life; beauty standards; personal hygiene; housework; naturalization of violence; spread of fear; ill-treatment of animals; punishment as corrective disciplinary; lie; disobedience. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067
dc.date.accessioned 2019-08-21T15:49:23Z
dc.date.available 2019-08-21
dc.date.available 2019-08-21T15:49:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Educação da infância-repertório de canções pt_BR
dc.subject Canções Infantis pt_BR
dc.subject Música na educação da infância pt_BR
dc.subject Music pt_BR
dc.subject Childhood Education - Song Repertoire pt_BR
dc.subject Children's Songs pt_BR
dc.subject Music in early childhood education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Marcos Adan dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative What can teach the musical repertoire of/in early childhood education? pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Marcos Adan dos Santos. O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?. 2019. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta